Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Vigilância Sanitária alerta sobre o descarte correto de materiais hospitalares
A Vigilância Sanitária é responsável por garantir que materiais hospitalares e medicamentos vencidos ou em desuso sejam descartados corretamente. E para conscientizar a população sobre o descarte correto;* o Setor recebe os itens para destiná-los para locais de descarte apropriado.
Além da Vigilância;* localizada na rua Piratinins;* 1011;* a população também pode destinar os itens para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município;* que funcionam de segunda a sexta;* das 7h às 17h;* ou na sede da Secretaria de Saúde;* na rua Paiaquas;* 370.
A chefe de setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro;* explicou que o descarte destes itens em locais impróprios pode trazer inúmeros riscos para o meio ambiente e para as pessoas que podem entrar em contato com os materiais.
“Verificamos que no local vistoriado pelas equipes da Vigilância haviam muitos frascos de soro e de alimentação por sonda enteral;* equipos e embalagens de curativo;* itens que não deviam ser descartados desta forma. Por isso;* gostaria de fazer um pelo a população;* para que se conscientizem sobre o assunto;* pois é muito sério”;* alertou.
Gisele ainda ressaltou que muitos itens como as embalagens de itens hospitalares podem ser descartados junto com o lixo reciclável;* mas em caso de dúvidas sobre o que pode ou não ser descartado;* o munícipe deve ligar na Vigilância pelo número 3496-6645.
“Aqui em Tupã temos muitas casas onde os moradores fazem o uso de insulina ou de outros itens hospitalares com frequência;* e por isso os cuidados com o descarte precisam ser redobrados;* já que depositados em locais indevidos pode acabar machucando ou infectando outras pessoas;* como os coletores de lixos;* que são os primeiros a entrarem em contato com o material”;* informou.
O secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* enfatizou a disponibilização de caixas nas Unidades de Saúde para o descarte desses itens. “Por vezes;* as Unidades são os locais mais próximos das residências e por isso se tornam o melhor local para descartar esses itens. Lembrando que as Unidades diferente da Secretaria e do prédio da Vigilância;* tem estrutura adequada para o recebimento de materiais curativos;* e por isso é importante enfatizar que os munícipes levem nas Unidades os itens e de forma segura;* para que não haja riscos de contaminação com os materiais”;* explicou.
O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou que o serviços de descarte correto de medicamentos e itens hospitalares visa garantir a saúde da população;* que correm o risco de manter estes itens em casa perto de crianças.
“Qualquer dúvida sobre o descarte pode ser sanada nas Unidades;* que são estruturadas e equipadas para receberem os itens e enviá-los para local apropriado. Também podem ser adquiridas nas Unidades caixas resistentes para colocar seringas e outros itens perfurocortantes e evitar acidentes”;* contou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.