Dez primeiras turmas do programa recebem os certificados do programa
Dez primeiras turmas do programa recebem os certificados do programa
Mais de 80 alunos estão capacitados para o mercado de trabalho
Um grupo de 81 alunos recebeu na noite desta terça-feira (26);* os certificados de conclusão dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Os formandos são alunos dos cursos de Auxiliar administrativo;* Operador de Computador;* Torneiro Mecânico;* Agente de Inspeção de Qualidade;* Eletricista Instalador Predial de Baixa Extensão;* Costura Industrial e Modelista e Soldador Mig e Mag.
Para a solenidade estavam presentes o vice-prefeito;* Thiago Santos;* o presidente da Câmara dos Vereadores;* Antônio Alves de Sousa “Ribeirão;* o diretor regional do Senai;* Ronaldo Sotrate;* o coordenador técnico Ricardo de Jesus;* o professor responsável Cleber Marquezin e o secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito.
Na oportunidade;* Clóvis Saito afirmou que o curso é mais uma conquista do Governo de Tupã e destacou que no próximo ano os cursos serão mantidos em parceria com o Senai. “Para a vinda destes cursos é preciso um trabalho político muito grande;* por isso é fundamental todo o apoio da Administração e Câmara dos Vereadores e ainda no próximo ano vamos trazer mais 7 cursos para o Pronatec na área de transporte;* em uma parceria com o Sest/Senat”;* anunciou o secretário.
O vice-prefeito;* Thiago Santos;* que estava presente para a formatura;* destacou que é um grande avanço para Tupã no segmento da qualificação especializada. “Acredito que através da capacitação a cidade possa figurar com um grande centro de desenvolvimento;* nós podemos melhorar muito por meio da mão de obra qualificada. E essa parceria junto com o SENAI e o Governo Federal é fundamental;* ressalto o grande apoio que o Governo Federal vem dando ao município e nós acreditamos que a qualificação especializada é o caminho para uma cidade com maiores perspectivas para população”;* frisou Thiago.
Nesse sentido;* outro fator abordado pelo vice-prefeito foi a inserção dos formandos no mercado de trabalho. “A grande maioria dos formandos já serão absorvidos;* o futuro de Tupã está na capacitação profissional;* que é essencial para o atual mercado. Parte das indústrias do município buscam funcionários em outras cidades;* mas sei que;* com os cursos oferecidos pela Prefeitura e o Governo Federal;* a busca por pessoas qualificadas vai se inverter;* onde Tupã começa a ser fornecedora de mão de obra qualificada”;* afirmou.
O diretor regional do Senai;* Ronaldo Sotrate;* disse que os formandos tem condições de adentrar o mercado de trabalho dentro de áreas que tem demandas no município. “E nós esperamos que eles integrem o mercado de trabalho;* foi para isso que montamos os cursos;* em sintonia com a empregabilidade do mercado.”
Conforme o presidente da Câmara dos Vereadores;* Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” o Pronatec é um programa social do Governo Federal visando a profissionalização e através da parceria com Senai;* o Governo de Tupã e a Câmara dos Vereadores;* pode proporcionar a cidade de Tupã essa profissionalização. “Os 81 alunos que receberam o certificado do Senai estão com um passaporte para o emprego;* essa é a grande vitória. Muitas cidades do tamanho de Tupã não tem um curso do Pronatec e tivemos também a sorte;* através do trabalho que realizei lá atrás;* quando trouxe o Senai para a cidade”;* acrescentou.
Para o aluno Guilherme Sanches;* que fez a formação de torneiro mecânico;* o curso veio para ajudar na busca por um emprego. Já de acordo com Aparecida Donizete;* que participou das aulas de Costura Industrial;* o curso foi a melhor coisa que a Administração Municipal e a Câmara trouxeram para Tupã. “Para o mercado de trabalho é preciso uma profissão e se você não apresenta uma capacitação fica difícil para arrumar emprego. Com um certificado do SENAI;* por exemplo;* já é bem mais fácil para ter uma profissão”;* concluiu.
Estiveram presentes também na solenidade;* o secretário de Assuntos Jurídicos;* Thiago Bereta;* o secretário de Finanças;* Ruy Oshiro;* o secretário de Esportes;* Geraldo Magela;* os representantes da secretaria de Educação;* Junior Navarro e Leusia Romano e os vereadores Reginaldo Rodrigues e Ricardo Raymundo.
PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal;* em 2011;* em parceria com os ministérios da Educação;* do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Trabalho e Emprego.
O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento;* em escala nacional;* que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação de sua escolaridade;* constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional;* de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.
O Pronatec promove cursos de qualificação no mercado de trabalho;* principalmente para pessoas de alta vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo prioritário retirar essas pessoas da linha da pobreza;* oferecendo-lhes conhecimento e oportunidades para crescimento pessoal;* profissional e financeiro;* além de melhorar a qualidade do ensino médio;* expandindo;* interiorizando e democratizando a oferta de cursos de educação profissional e técnica e de formação inicial continuada.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.