Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
SIM de Tupã recebe visita técnica de equipe de Osvaldo Cruz
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Tupã recebeu na quinta-feira (23) servidores da Prefeitura de Osvaldo Cruz em uma visita técnica para implantação do SIM no município. Essa troca de experiências foi coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A chefe de setor e médica veterinária do SIM, Laísy Cardoso Almeida, informou que a ação é um reconhecimento do trabalho bem estruturado de inspeção da produção industrial e sanitária de produtos de origem animal em Tupã. “Eles vieram saber como funciona essa fiscalização, tirar dúvidas sobre o que nos diferencia da Vigilância Sanitária, e até mesmo quais leis e decretos são necessários para constituição do SIM”.
O coordenador da Vigilância Sanitária, José Carlos Stefani, disse que o desejo pela implantação do SIM em Osvaldo Cruz partiu da prefeita Vera Morena. “Foi uma reunião muito proveitosa, e a Laísy nos esclareceu muitas dúvidas”, declarou.
o médico veterinário, Marcelo Candido da Silva; e o agrônomo, Guilherme Di Pietro Trovó também participaram da reunião. Mais encontros poderão ocorrer com a equipe de Tupã para apresentar aos produtores e proprietários de estabelecimentos, que desempenham atividades supervisionadas pelo SIM, a importância da ampliação do monitoramento e registro sanitário para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, o SIM é regulamentado por legislação e deve ser ligado ao departamento de agricultura. “Para criação e implantação do serviço de inspeção municipal a cidade deve dispor de pessoal capacitado para análise e aprovação de projetos e registro de estabelecimentos e rótulos de produtos de origem animal, assim como ocorre em Tupã”, declarou.
O SIM também é responsável pelo acompanhamento e fornecimento de orientações para abatedouros, processamento da carne, de derivados de leite, de ovos, de mel e produtos apícolas e de pescados. A inspeção periódica ocorre conforme avaliação de risco em cada estabelecimento.
A visita ou estágio de profissionais em outros serviços de inspeção já em funcionamento é uma ação preconizada pelo próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), antes da constituição do SIM em um município.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.