Escola Profissionalizante realizou formatura de 300 alunos
Escola Profissionalizante realizou formatura de 300 alunos
A Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira;* dia 28;* a formatura dos cursos da Escola Profissionalizante. Ao todo mais de 300 alunos;* divididos em 30 turmas;* concluíram os cursos de artesanato;* bordado a mão;* bordado a máquina;* em fitas e sianinhas;* bordado industrial;* corte e costura;* costura industrial;* crochê;* culinária;* macramê;* manicure;* pintura em tela e tricô.
Durante a solenidade estiveram presentes as alunas e professoras. Também esteve presente a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* o prefeito Manoel Gaspar;* o coordenador da escola;* Marcus Garrido e os secretários municipais Antônio Brito;* Clóvis Saito;* Dorival Coquemala;* Geraldo Magela e Thiago Bereta.
Representando as alunas;* Alaíde Pannes agradeceu as autoridades presentes pelo trabalho realizado na Escola Profissionalizante e ressaltou sobre a experiência de participar dos cursos. “A Escola para mim é como uma extensão de nossa casa;* onde nos sentimos unidos;* aqui fizemos novas amizades;* aprendemos algo diferente ou aperfeiçoamos os nossos conhecimentos independentemente da idade”;* disse.
Na oportunidade;* a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* ressaltou a importância dos trabalhos sociais voltados a população e destacou o trabalho feito pelas monitoras;* especialmente no Carnaval deste ano. “Ressalto a boa vontade das monitoras;* que mesmo estando de férias;* produziram as fantasias do carnaval e ficaram lindas e foram destaque em toda a região e agora;* por exemplo;* elas ensinaram as alunas a fazer produtos de natal;* o que garante renda e uma atividade neste propícia a época”;* frisou.
Emocionada;* dona Maria de Iacri;* 65 anos;* disse que já está com saudades do curso e das novas amizades que fez durante este ano. Ela participou do curso de bordado a máquina e afirmou que é ótima a iniciativa. “Enquanto eu estiver viva vou fazer os cursos oferecidos e ano que vem estou aqui novamente para aprender outra atividade”;* salientou.
A monitora do curso de artesanato;* Maristela Lacerda;* lembrou que muitas das alunas já estão garantindo a renda extra de fim de ano;* através do trabalho aprendido na escola profissionalizante. “As alunas têm pegado encomendas e inclusive para vender em outras cidades;* garantindo assim uma renda para a família;* isso é muito gratificante”;* afirmou.
Já o prefeito Manoel Gaspar destacou a iniciativa das alunas na busca de qualificação profissional e em uma atividade diferente. “Parabéns;* nada disso seria possível sem o esforço e dedicação de vocês;* em busca de uma atividade;* uma nova profissão. Sempre levo algumas lembranças da escola aos deputados e outros governantes. Não é só pelo valor comercial e sim pelo sentimental;* pelo ótimo e belo trabalho que vocês fazem”;* frisou.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.