Prefeitura divulga saldo da Campanha “Fique Sabendo 2013”
Prefeitura divulga saldo da Campanha “Fique Sabendo 2013”
"
Ao todo;* quase 1000 exames foram feitos em uma semana nas unidades de saúde do município
A prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Saúde;* divulgou os números referentes aos atendimentos feitos durante a Campanha Fique Sabendo 2013. A campanha;* que teve como tema “Faça o teste do HIV e Sífilis”;* fez parte das ações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS;* comemorado em primeiro de dezembro.
O objetivo da campanha foi incentivar a realização dos dois testes entre as pessoas sexualmente ativas e nas pessoas com maior vulnerabilidade. Ao todo foram feitos;* durante os dias 25 a 29 de novembro;* 915 testes para as doenças;* sendo 383 em homens e 532 em mulheres. Deste total;* 279 mulheres fizeram o teste pela primeira vez. Entre os homens;* o número foi de 205;* totalizando 484 pessoas. Para o secretário de saúde;* Antônio Brito;* o saldo das atividades foi positivo. ""Conseguimos atingir o público-alvo de forma considerável. Fazer o teste é uma grande atitude;* que demonstra como você se preocupa com a sua saúde"";* destacou.
Durante os seis dias;* todas as Unidades de Saúde;* inclusive os Ambulatórios de DST e de Saúde Mental;* realizaram coletas para sorologias de HIV;* Hepatites B e C e Sífilis à livre demanda. E no sábado;* dia 30;* além das unidades de Saúde;* a equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) realizando a testagem rápida para as mesmas patologias. Durante a testagem rápida;* foi detectado apenas um caso de Sífilis.
A campanha também contou com distribuição de preservativos masculinos e femininos;* orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento;* quando necessário;* para os serviços de referência.
Ainda conforme a secretaria de saúde fazer o exame é fundamental;* porque só o diagnóstico precoce através dos exames consegue detectar se a pessoa está doente ou não. Por isso;* pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e preocupados com os exames de diagnóstico.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.