Tupã recebe representantes de 100 cidades durante encontro da UNDIME
Tupã recebe representantes de 100 cidades durante encontro da UNDIME
Encontro tem por finalidade d ar um salto com qualidade na educação a nível nacional
Tupã recebe nesta quarta-feira;* dia 22;* a partir das 8h;* a coordenadora geral de Programa Especiais do Ministério de Educação e Cultura (MEC);* Izabella Araújo Figueiredo;* que enfocará o Sistema Integrado de Monitoramento;* Execução e Controle e Plano de Articulações do MEC (SIMEC-PAR).
O evento será realizado no Salão do Brigola;* localizado na Avenida Brasil;* 1.200/1210;* Parque Universitário. O evento iniciará das 8 às 12hs;* e terá como pauta Formação Técnica do SIME/PAR 2013. O publico- alvo são os professores;* secretários de educação e dirigentes. Estarão presentes no evento 100 municípios e representados por 350 profissionais de educação.
O evento será aberto pelo prefeito Manoel Gaspar;* pelo vice;* Thiago Santos;* e o secretário de Educação;* Marcos Leite. Na oportunidade;* eles destacarão a necessidade do evento para que a educação de Tupã e do país se desenvolva adequadamente;* harmonicamente com a disposição de todos os recursos fornecidos pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE).
Entre os recursos oferecidos pelo MEC estão o Transporte Acessível para Cadeirantes;* Escola de Gestores com capacitações e o Pró-Infância com a edificação de novas creches modernas e planejadas para a pratica escolar. Leite informou que a administração municipal já se cadastrou para receber o Transporte Acessível.
O Secretário informou que o governo federal quer de uma vez por todas dar todas as condições e parâmetros para que a educação do país de um salto de qualidade. “Este o objetivo do nosso prefeito Manoel Gaspar e estamos trabalhando muito sobre isso;* oferecendo capacitações;* educação continuada para os professores;* materiais de qualidade. E agora o governo federal quer sintonizar conosco para uma educação de qualidade”. Leite também é vice-presidente estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME SP).
Haverá também discussões e orientações sobre os programas: Programa Nacional de Alimentação Escolar(PNAE) e Programa Nacional do Transporte Escolar (PNATE).
UNDIME
A Undime é uma associação civil;* sem fins lucrativos;* constituída no dia 10 de outubro de 1986. Sua sede se localiza na capital da República;* em Brasília. De lá é coordenada toda a rede de participação de seus membros e seccionais;* dando destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação de políticas educacionais. A sua missão é articular;* mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
Por meio da Undime;* as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma;* a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.
A Undime organiza e promove pesquisas;* reuniões;* seminários e fóruns voltados à educação pública;* cidadã e de qualidade para todos e;* além disso;* mantém contatos com sindicatos;* confederações;* associações;* organizações não governamentais;* movimentos sociais;* redes e demais entidades da sociedade civil;* que tenham interesse no processo educacional. Estabelece;* também;* relações com as três esferas do poder público: Judiciário;* Legislativo e Executivo;* almejando contribuir para a formulação;* promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.
Ao longo de sua existência;* a Undime legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros;* desempenhando papel importante nos processos de discussão;* formulação e implementação de políticas nacionais de educação. E se tornou referência nacional;* especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.