Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Atrações se apresentarão na praça do Viaduto Dora Goldman
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará uma edição especial do projeto Feira Criativa. No sábado (20), o projeto reunirá diversas atrações para toda a população na praça do Viaduto Dora Goldman, zona Sul do município, a partir das 17h.
Para lembrar a data de grande peso social, a Secretaria trará apresentações de dança coma Cia de Dança Stylo Black, e musicais com o grupo Ki Moral e o cantor Maestro. A edição também contará com exposições de livros do poeta Célio da Silva e de personalidades negras, literatura afro e grafite pela ONG Umont.
O titular da Pasta responsável, Duda Gimenez, contou que a população também poderá visitar as tendas instaladas para os artesãos comercializarem seus produtos, além das barracas da praça de alimentação com diversas especiarias.
“Será montado um espaço confortável e seguro para todos se divertirem e ponderarem sobre o Dia da Consciência Negra, que é uma data muito importante para todos nós e traz diversas reflexões sobre os movimentos negros presentes em Tupã e em todo o Brasil”, disse.
O vice-prefeito Renan Pontelli ressaltou a importância da data e convidou todos para que participem de mais esta edição da Feira Criativa. “Além de prestigiarmos o trabalho dos artesãos da nossa cidade e dos artistas que estarão se apresentando, todos poderão ter um momento de lazer. Por isso, convido todos para mais esta edição do projeto Feira Criativa”, convidou.
O prefeito Caio Aoqui também convidou a população e ressaltou eu esta edição será muito especial por conta da data. “Em Tupã temos iniciativas e pessoas que representam a luta negra e não podíamos falar desse dia tão importante sem convidá-los para participar. Por isso, venham prestigiar as atrações da Feira e conhecer melhor sobre essa data”, informou.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou contra a escravidão no nordeste brasileiro.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, pois as gerações de afro-brasileiros que sucederam à época da escravidão sofrem diversos níveis de preconceito até os dias atuais. Portanto, a data é uma forma de reconhecer a relevância dos descentes na constituição e construção da sociedade.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Porém, somente em 2011 a lei (Lei 12.519/2011) foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.