Grupo de idosos do BPC trabalham na confecção de arvorezinhas de Natal
Grupo de idosos do BPC trabalham na confecção de arvorezinhas de Natal
Grupo se reúne todos os meses para confeccionar artesanatos e trabalhar diversos temas
Celebrando o Natal;* participantes do Projeto Benefício de Prestação Continuada (BPC);* estão trabalhando este mês com a confecção de arvorezinhas de Natal. As árvores de Natal estão sendo elaboradas na Secretaria de Assistência Social (SEMAS). O secretário de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse que este grupo é bem ativo e participante e aproveitam bem o Projeto para aprender novidades. “Eles estão adorando confeccionar estas arvorezinhas de Natal que é uma data especial. Eles estão bem motivados porque estas arvorezinhas irão enfeitar suas casas e elas fazem com muito capricho”.
A diretora do SEMAS;* Valéria Regina Libanori Sanches Mutti;* que coordena os trabalhos do BPC;* disse que o grupo se reúne mensalmente. “No mês eles se reúnem mensalmente;* sendo que a cada 15 dias eles se realizam reuniões socioeducativas;* onde eles debatem sobre saúde;* nutrição;* acidentes e primeiros socorros e também sobre o outubro rosa e novembro azul e outros 15;* eles trabalham na elaboração de artesanatos”.
Valeria explicou que eles trabalham há três anos e é um encontro muito importante porque eles realizam atividades intelectuais;* produzem artesanatos;* fazem novas amizades e valorizam a auto-estima. De acordo com Valéria;* no ano passado;* eles aprenderam a fazer guirlandas. A cada ano;* mês eles trabalham na confecção de produtos diferentes e úteis.
Na oportunidade;* Isaura valorizou a política para o idoso. “Nós temos diversas ações para que estes grupos da população tenham atividades esportivas;* pedagógicas e sociais para que eles possam desenvolver seus talentos e ter novas oportunidades para aprender novos artesanatos como também encontros para debater diversos temas sociais”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.