Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Formação gratuita é exclusiva para mulheres; aulas serão de 21 a 25 de março
Estão abertas as inscrições do curso gratuito para mulheres de “Empreendedorismo e produção sustentável de produtos de limpeza”. A formação é um oferecimento do projeto Reciclóleo, uma parceria da Unesp de Tupã com o Senar e Sebrae Aqui. As interessadas devem ter mais de 18 anos, e devem comparecer no Sindicato Rural até 15 de março, a fim de assegurar uma vaga.
Com três módulos de aprendizagem, a turma terá no dia 21 de março uma introdução à conscientização ambiental; nos dias 22 e 23, o Senar apresentará na prática formas de processamento artesanal de produtos de limpeza e higiene, como sabão, detergente, e sabão em pó; e nos dias 24 e 25 de março o Sebrae Aqui de Tupã trará estratégias de planejamento, formalização de empresa, e formação de preços para venda dos produtos.
As aulas serão na Unesp de Tupã, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, com almoço sem custos para as participantes. O professor da Unesp, dr. Paulo Sérgio Barbosa, ressalta que a iniciativa integra as atividades de extensão universitária, ou seja, é uma das formas de contribuição da instituição para a sociedade.
“O curso também entra nas ações do Time Enactus UNESP Tupã, como parte do projeto Reciclóleo, que visa reciclar o óleo de cozinha. O interessante dessa semana (21 a 25/3) é oportunizar a produção prática de sabão em barra, e sabão líquido artesanal, a conscientização ambiental, assim como orientar as alunas sobre como tornar esse aprendizado uma fonte de renda e de fortalecimento do orçamento familiar”.
Aquelas que finalizarem os três módulos do curso ganharão um kit para início da produção em casa. De acordo com o professor, cada litro de óleo de fritura pode poluir até 25 mil litros de água, com a mesma quantidade de óleo usado é possível produzir 3.035 litros de sabão líquido, evitando que o resíduo seja descartado de forma incorreta, poluindo o meio ambiente.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, o empreendedorismo sustentável está entre as formas de negócio mais promissoras para o futuro. “O empreendedor que se preocupa com o meio ambiente, e coloca em prática maneiras de reduzir o impacto ambiental causado pelo ser humano, conquista mais consumidores, e torna sua empresa rentável e consciente”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.