Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com 25 veículos e 120 trabalhadores, prefeitura faz nova etapa no Setor 1 da zona leste
A Prefeitura de Tupã deu início à etapa de coleta de materiais inservíveis do Mutirão da Limpeza, que realizará até sábado (14) limpeza, retirada de entulho e nebulização no setor 1 da zona leste. A ação vem complementar a rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti no município.
No segundo dia de mobilização, cerca de 120 pessoas foram designados para coletar desde móveis a restos de construção descartados pela população. Conforme o vice-prefeito Renan Pontelli, foram disponibilizados 15 caminhões e 10 tratores, por meio de parcerias com empresas privadas.
“Fizemos uma triangulação dessa área para erradicar todo possível criadouro de insetos e animais peçonhentos. Agradeço aos empresários que forneceram veículos para realização desta segunda etapa do Mutirão. Destaco também o apoio do Tiro de Guerra que deslocou o grupo de atiradores, comandado pelo Sargente Manassés, assim como cumprimento cada servidor engajado nessa empreitada pelo bem de nossa cidade”.
O primeiro setor do Mutirão da Limpeza abrange quase 20 bairros, e segue com a limpeza de guias, calçadas, terrenos e canteiros. O secretário de Meio Ambiente, José Rodrigues - Zé Vinagre, afirma que as equipes concluíram cerca de 1 milhão de metros quadrados de área.
“Com 10 funcionárias divididas entre varrição e assopradores; outros 15 trabalhadores com máquinas costais; 4 tratoristas; e 6 garis, enchemos 8 caminhões com o mato retirado das ruas e avenidas desse setor da zona leste, e lotamos 3 caminhões com os resíduos capinados dos terrenos”.
Destaca-se que apenas galhos não serão recolhidos neste mutirão, pois a Prefeitura de Tupã disponibiliza o serviço de coleta de podas. Caso algum material inservível seja descartado fora da data do cronograma, também é possível agendar a coleta com a Secretaria de Meio Ambiente, disponibilizando o serviço toda quarta-feira.
Na etapa final, haverá nebulização com biolarvicida, uma tecnologia eficiente para controle de larvas do vetor da dengue. Conforme o prefeito Caio Aoqui, esta estratégia tem mais de 90% de eficiência, e vem sendo empregada diariamente na cidade.
“Precisamos da colaboração da população, para evitar o acúmulo de lixo nos quintais, não realizar descarte incorreto de materiais, mantendo os lotes limpos, e eliminando criadouros nas casas. Apenas com a conscientização, participação e manutenção do que tem sido feito poderemos superar este desafio”.
O departamento de Entomologias e Endemias informa que de janeiro a maio de 2022, mais de 9 mil imóveis foram nebulizados, e 2.557 focos do mosquito foram eliminados em mais de 60 mil visitas casa a casa.
Bairros do setor 1: Conjunto Habitacional Jamil Dualib, Papa João Paulo II, Jardim Guarani I, II e III, Jardim Unesp I e II, Nova Tupã, Cônego Rebouças, Conjunto Habitacional José Maria Gonçalves Gameiro, Vila Romana, Jardim Itaipu, Alto Sumaré, Parque Ipiranga, Jardim Santo Antônio, Parque Presidente Kenedy e Jardim Santa Maria.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.