Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento trouxe cerca de 160 artistas de outros municípios e teve recorde de público
O fim de semana foi repleto de arte e cultura, com os espetáculos gratuitos da Mostra de Teatro Ademar Guerra, que encerrou na tarde de domingo (23) sua passagem por Tupã superando as expectativas de público dos organizadores.
Conforme a coordenadora do Programa de Qualificação em Artes (PQA), Kelly Cristina da Silva Chagas, na noite de sexta-feira (21), abertura da Mostra, a peça O Arraial do Pafúncio, do Grupo Fênix de Teatro de Tupã, esgotou as cadeiras do teatro. No sábado (21), o Espetáculo Primitiva, da Pagu Cia de Teatro de Presidente Prudente, encenando no Solar Luiz de Souza Leão, teve fila dobrando o quarteirão, mostrando atrair pessoas externas aos grupos participantes do Programa de Qualificação em Artes.
“A Mostra foi potente. O teatro do interior é muito potente, e a gente tem que valorizar esses profissionais do interior do Estado. Tupã nos surpreendeu, pois tivemos um crescente de público no decorrer da programação, e para nós isso é muito importante porque demonstra a formação de plateia”, a coordenadora afirmou ainda o contentamento dos curadores, e o interesse do PQA em transformar Tupã numa “capital do teatro”.
Além disso, já foi possível avaliar o potencial artístico do município e o interesse da população em conhecer o Teatro Municipal para prestigiar espetáculos cênicos.
O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, agradeceu o suporte do Prefeito Caio Aoqui, do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura para a organização, e da Casa do Garoto, que alojou os 160 atores vindos de outros municípios para a Mostra. “O pessoal da Secretaria de Estado aprovou nossa estrutura, nossos espaços, e também se prontificou para no futuro termos aqui mais grupos nesse intercâmbio cultural, que marcou a inauguração do nosso Teatro Municipal”.
Vale destacar, que os dez grupos que integraram o encontro formativo entre artistas terão uma devolutiva sobre as práticas teatrais, a fim de refletirem sobre processos criativos. Entre os selecionados para a edição deste ano, estão duas companhias locais: Grupo Fênix e Grupo Ágape.
O evento realizado pelo Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Poiesis: Gestão Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, oferece formação para produção de obras e instrumentalização da arte no interior, litoral paulista e grande São Paulo.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.