Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Campanha de mobilização e conscientização sobre ISTs será de 1º a 7 de dezembro
O preconceito ainda é um desafio na hora da conscientização para realização do teste de HIV/aids e Sífilis. Por isso, a Prefeitura de Tupã aderiu a mais uma ação de mobilização social “Fique Sabendo”, a fim de diminuir o estigma, detectar casos mais precocemente e combater a discriminação contra pessoas com alguma infecção sexualmente transmissível.
De 1 a 7 de dezembro, a testagem será intensificada nas unidades de saúde. “As UBS e USF vão ofertar os exames de HIV e/ou Sífilis em horário comercial. Mas para facilitar o acesso da população, no dia 1º de dezembro o Ambulatório de Moléstias Infecciosas estará aberto no período noturno, e em até 30 minutos você já sai com o resultado do exame”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de IST/aids e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.
O atendimento em horário estendido será das 17h às 21h, com agendamento pelo telefone (14) 3491-5640 ou presencialmente na Rua Nhambiquaras, nº 432, a fim de preservar a privacidade dos interessados.
O teste é indicado para toda pessoa sexualmente ativa, mas existem fatores de vulnerabilidade de exposição como o compartilhamento de seringas e agulhas; a prática de sexo (oral, vaginal, anal) sem uso de preservativo ou se a camisinha rompeu; a relação com portador de IST; ter tuberculose ou Hepatites; estar grávida ou pretender engravidar.
Conforme a coordenadora do Ambulatório, o teste deve ser feito ao menos uma vez por ano, mas não há limitação de exames caso haja suspeita de exposição. “Muitas dessas doenças são assintomáticas, e na fase aguda podem passar despercebidas ou serem confundidas com uma gripe forte. São exames específicos, que precisam ser solicitados pelo paciente”, afirmou Anaille.
O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informa que a semana do “Fique Sabendo” é proposta pela Secretaria de Estado da Saúde para detecção e tratamento precoce dos casos. “Em 1 de dezembro celebramos o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma data para conscientização da sociedade sobre as infecções sexualmente transmissíveis e em apoio aos soropositivos”.
A Secretaria de Saúde mantém uma parceria com o Coletivo Tibira, um importante elo para comunicação e aproximação dos órgãos de saúde com a população LGBTQIA+ de Tupã.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.