Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Psicólogos e psiquiatras passam a atender por agendamento nas unidades básicas
A Prefeitura de Tupã está implantando o serviço descentralizado de atendimento em saúde mental, a fim de gerar maior cobertura psiquiátrica especializada na Atenção Básica. Com a mudança, as equipes deixarão de atender no Ambulatório de Saúde Mental.
As atividades estão em fase de reformulação, pois o Ministério da Saúde determina a intersetorialidade do apoio psiquiátrico e dos acompanhamentos psicológicos. Dessa forma, o protocolo para atendimento seguirá o modelo adotado pelas demais especialidades médicas.
O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explica que agora os pacientes que precisarem deste serviço deverão passar pela unidade de saúde mais próxima para poder agendar a consulta com o especialista. “O atendimento com psicólogo foi dividido em cinco setores. Quando a pessoa precisar deste atendimento, ela será encaminhada para um destes pontos, conforme a região em que ela mora”.
Os psicólogos estão lotados na Unidade Básica de Saúde Dr. Walter Pimentel (Rua Tapuias, 530); na UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Avenida Tancredo Neves, s/n - Vila Formosa); na USF Mirian Rosely Benito Pimentel - Miroca B (Rua Generoso Kuguimoto, 680); na USF Alto Sumaré (Rua Ernesto Coquemala, 200); e na USF Aracy de Marqui - Nego Enfermeiro – Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887).
Os casos de urgência e emergência permanecem no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial). E por enquanto, os acompanhamentos mais antigos serão mantidos com o mesmo profissional.
Situações que carecem de maior atenção ou medicação têm sido sanadas desde 13 de fevereiro por dois psiquiatras que atendem no AMEM (Ambulatório de Especialidades Médicas – Rua Tapajós, 989).
O secretário afirma ainda que os agendamentos de consulta deverão obedecer uma cota prévia para avaliação, alta ou continuidade das sessões. “Essa regulamentação deveria ter sido cumprida em 2017. Mas, apenas após a pandemia conseguimos organizar a estrutura para efetivar esse plano. O prefeito Caio Aoqui deu total apoio a esta descentralização, que foi amplamente debatida e planejada pelas equipes técnicas a fim de melhor atender nossa população”, finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.