Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Projeto reuniu segmento para preparar plano de ação de superação da má nutrição
Mais de 30 profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos participaram nesta quarta-feira (1º) de uma capacitação do projeto Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente. A fim de planejar soluções para a prevalência da má nutrição em crianças.
Segundo a Chefe de Setor de Gestão de Suas (Sistema Único de Assistência Social), Gislaine Rodrigues Treviso, o objetivo de preparar os técnicos, gestores, assistentes sociais, psicólogos, do CRAS, CREAS, e demais equipamentos assegura a garantia do eixo de proteção social.
“O evento foi muito importante porque o pessoal conseguiu se inteirar de como sua prática profissional interfere no programa. Por exemplo, no acompanhamento familiar mais especializado, após a identificação das crianças e adolescentes que estão com sobrepeso ou subnutridos”, Gislaine afirma ainda que outra ação será desenvolvida com o pessoal de instituições e OSCs (Organizações da Sociedade Civil).
Como uma das coordenadoras da atividade, a especialista em nutrição e mestranda em enfermagem pela Unesp de Botucatu, Juliana Indaya de Lima Castro, explica que a atividade foi desenvolvida de forma híbrida, com o grupo reunido presencialmente na sede da Pasta municipal, e com supervisão de duas capacitadoras online.
“Precisamos capacitar todos os profissionais da linha de frente do Tupã 2030, tanto de assistência social, saúde, quanto educação. Então, os encontros foram divididos em grupos para o trabalho focar a área de atuação dos agentes e gestores”, Juliana explica que cada etapa do programa foi apresentada aos participantes, a fim de permitir visualizar os próximos passos.
Dia 10 de abril haverá treinamento de aproximadamente 340 trabalhadores da Educação e, posteriormente, será agendada reunião para o segmento da Saúde. As responsáveis pela interlocução são a Gerente Geral clínica do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), Maria Paula de Albuquerque; a nutricionista, Paola Micheloni Elvira Ibelli; sendo supervisionadas pela dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp de Botucatu.
Esta capacitação é uma das intervenções previstas no plano de ação elaborado de acordo com o levantamento de dados e diagnóstico feito na Chamada Nutricional, realizada em setembro de 2022.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, ressalta a união da ciência, tecnologia, pesquisa e poder público para superar os problemas nutricionais identificados desde a infância. “Até 2030, queremos que Tupã seja uma cidade com menos crianças obesas e menos crianças desnutridas. Precisamos de pessoas saudáveis, ambientes saudáveis, para a gente poder ter as famílias vivendo melhor”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.