Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
DENGUE: Secretaria de Saúde pede atenção e apoio da população
Até o momento;* mais de 2000 mil imóveis foram nebulizados pelos agentes de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde informou que no mês de Janeiro foram confirmados;* pelo Instituto Adolfo Lutz de Marília;* 5 novos casos positivos para dengue;* o que interrompeu um período de 10 semanas sem transmissão do vírus no município. Segundo o Ministério da Saúde;* Tupã é classificado como município em alerta para dengue;* devido à transmissão ocorrida em 2013. Até o momento os casos positivos estão restritos a região oeste da cidade e a diretoria de combate às endemias têm tomado todas as providências cabíveis.
O trabalho de combate e controle ao vetor da dengue vem sendo feito constantemente e periodicamente. Logo após a primeira notificação de caso suspeito o trabalho foi intensificado em toda cidade;* com prioridade para a região onde se identificou os casos positivos.
Até o momento;* foram nebulizadas 103 quadras da cidade;* o que totaliza aproximadamente 2.060 casas;* escolas;* comércios;* hospital e empresas da cidade. Os trabalhos de nebulização desenvolvidos pela diretoria de combate às endemias foram específicos nos dias 11;* 18 e 25 deste mês para as instituições de ensino envolvidas nesta área.
Além dos trabalhos de nebulização que vem sendo realizado;* a Secretaria da Saúde está desenvolvendo trabalhos educativos e de busca as pessoas que possam estar com a doença. No dia 17 deste mês;* o Departamento de Atenção à Saúde;* Vigilância Epidemiológica;* Laboratório Municipal e Diretoria de Endemias coordenaram uma capacitação voltada ao atendimento ao suspeito de dengue para as equipes de saúde do município;* envolvendo também os dois hospitais locais e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Vigilância Epidemiológica do município irá desenvolver um trabalho com os laboratórios de análises e farmácias particulares da cidade para que todo caso suspeito seja notificado a tempo;* visando que as ações de combate e controle da doença e o acompanhamento do usuário seja adequado.
A Pasta ainda orientou a população de que a nebulização após a confirmação de um caso é o procedimento mais eficaz para o controle e eliminação do mosquito e o sucesso desta ação depende da colaboração da população que devem deixar as janelas e portas abertas livre de cortinas;* as colchas das camas e toalhas de mesa suspensas; pois 80% dos mosquitos se alojam nesses locais.
SINTOMAS
Toda pessoa que apresente os sinais e sintomas suspeitos para dengue como: febre;* dor de cabeça;* dor no corpo;* dor nas articulações;* dor no fundo dos olhos;* manchas avermelhadas pelo corpo;* náuseas e vômitos;* dor abdominal e cansaço;* acompanhados ou não de sangramentos devem comparecer a uma Unidade de Saúde para a notificação e acompanhamento imediatos.
A secretaria da Saúde pede a colaboração de todos os munícipes para que eliminem todo e qualquer tipo de criadouro do mosquito que possam existir em seus domicílios;* principalmente neste mês de Janeiro que é um mês de muitas chuvas.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.