Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ação foi a última devido ao encerramento da Campanha contra a gripe nesta quinta-feira
Para aumentar o número de vacinações contra a Influenza (gripe comum) em Tupã, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado (26) mais um ponto de vacinação itinerante. A ação, realizada no mercado Romana, vacinou mais 75 pessoas contra o vírus.
A criação de ações além das salas de vacina dos postos de saúde é uma estratégia adotada pela Secretaria para colaborar com a Campanha Nacional contra o vírus da Influenza, prorrogada no estado de São Paulo até esta quinta-feira (31) por conta da baixa cobertura vacinal em todos os municípios.
Em Tupã, de acordo com a última atualização do setor de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal dos grupos prioritários atingiu apenas 46,82%. “Por isso foi necessário que, além do trabalho diário realizado em todas as salas de vacina de Tupã, fizéssemos ações extra para continuar incentivando a vacinação, principalmente dos grupos prioritários”, contou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade.
As complicações mais comuns são pneumonia bacteriana e por outros vírus; sinusite; otite; desidratação; piora das doenças crônicas; pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.
“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessária a vacinação anual contra a gripe, e por isso precisamos estar todos os anos atentos para completar o sistema vacinal”, ressaltou o titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
O médico ainda ressaltou que esta quinta-feira será o último dia para a população se vacinar contra a gripe. “Ainda há tempo de ir até a sala de vacinação mais próxima de sua residência ou de seu trabalho. Pedimos a colaboração de todos, pois a vacinação contra a gripe está chegando ao fim e precisamos manter a nossa população imune”, pediu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.