Neste Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde está promovendo uma série de ações para reforçar a prevenção à Sífilis e ao HIV/ Aids. As unidades de saúde estão intensificando a oferta de exames sorológicos, e seis pontos dispõe agora de testes rápidos de diagnóstico.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti, atividades de conscientização começaram com o Fique Sabendo. A atividade promovida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo durante o mês tem como referência o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
“A campanha estadual está há 16 anos pensando em alternativas e estratégias para levar a população a fazer exames preventivos para HIV, Sífilis. Sabemos que não é fácil, porque as pessoas não se sentem vulneráveis, tem resistência e medo do resultado ser positivo”, Anaille reforça que além da maior oferta dos exames convencionais aos pacientes atendidos na rotina das UBS e USF, testes rápidos estão permanentemente à disposição no (a):
USF Aracy de Marqui - Nego Enfermeiro – Rubiácea (Rua Antônio Castilho, 887)
Antes, apenas o Centro de Saúde I, a UBS da Vila Formosa e o Ambulatório de ISTs possuíam testes rápidos na rotina de agendamentos. Com mais pontos disponibilizando esta metodologia de análise (realizada a partir da coleta de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo), a Prefeitura de Tupã facilita o acesso da população, que recebe o resultado em no máximo 30 minutos.
O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, declara ser um ganho enorme para o município. “O exame tradicional pode demorar dias para ficar pronto, diferentemente da testagem rápida, que além de prática, é fácil de fazer, e igualmente ética e sigilosa. No pré-natal, por exemplo, mulheres grávidas podem evitar transmitir o HIV e a sífilis para o bebê, na chamada Transmissão Vertical, que ocorre ainda na gestação, no momento do parto ou na amamentação”.
A propósito, o Ambulatório de ISTs de Tupã já recebeu prêmios pela agilidade no trabalho preventivo de pré-natal, com a oferta de tratamento e acompanhamento para as mães infectadas.
Dr. Miguel afirma ainda que o local atua também nos eixos educativos e com as ferramentas de prevenção combinada, dispondo de preservativo masculino e feminino; gel lubrificante; PEP (Profilaxia pós-exposição), para profissionais de saúde, vítimas de violência sexual, e pessoas que se expuseram à relação sem preservativo ou com preservativo rompidocom até 72 horas. Este serviço tem como porta de entrada a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, no entanto, todo acompanhamento de seis meses dado ao paciente ocorre no Ambulatório de ISTs.
Por fim, no Ambulatório há a PREP (Profilaxia Pré-Exposição), forma de evitar a infecção pelo HIV para pessoas que poderão entrar em contato com o vírus, que também pode ser obtida após agendamento e avaliação médica da função renal e hepática. Assim, é possível tomar o medicamento previamente, de forma regular, com orientação da equipe técnica da unidade, que conta com enfermeiros e um infectologista.
Referência para oito municípios (Tupã, Herculândia, Iacri, Rinópolis, Queiroz, Bastos, Parapuã e Arco-Íris), o Ambulatório de ISTs atende de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h. Saiba mais pelo (14) 3491-5643.
Tupã