Com recursos de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turístico (DADETUR), no valor de R$ 534.080,01, a empreiteira Plaw Construções está reformando e adequando o Museu dos Tropeiros.
A adequação compreende na implantação de serviço se prevenção e combate a incêndio, no prédio localizado atrás da Praça Rui Barbosa – colônia da Fepasa – na antiga Estação Ferroviária.
Serão executados também alguns outros serviços como revisão da cobertura do pátio, substituição das telhas de barro do prédio principal, limpeza das telhas da varanda da frente e o fechamento do local, com a instalação de uma grade metálica no entorno, com portões para acesso.
ACERVO VIRTUAL
Como parte do Plano Municipal de Cultura, a Subsecretaria de Cultura catalogou os acervos museológicos do município. Este trabalho foi iniciado no Museu dos Tropeiros.
Todo acervo virtual consta no portal da Cultura - http://sistemas.tupa.sp.gov.br:5656/publico/portalcultura/paginas_acervo.php. Acessando o portal e clicando na peça, o interessado terá todas as informações sobre o objeto exposto.
“Do acervo foram fotografadas peça por peça, medindo peso, largura, altura, levantando quem foi o doador, e anotando quando o item chegou ou a data em que foi doado ao município”, conta o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches.
O Museu dos Tropeiros iniciou suas atividades em 2017 e reúne mais de 663 peças, documentos, fotografias e objetos relacionados às comitivas tropeiras da região de Tupã, e ao grupo dos “Chapéus Brancos”, que organizou o primeiro rodeio do município.
Tupã