“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, esta frase atribuída a Mário Quintana é apenas uma das mensagens aplicadas nas paredes das novas instalações da Biblioteca Pública Municipal Professor Tobias Rodrigues, reaberta ao público em evento realizado pela Prefeitura de Tupã quarta-feira (24).
Na cerimônia de entrega, o prefeito Caio Aoqui citou os desafios para conclusão da obra, que passou por adequações e demandou empenho e planejamento, a fim de retomar a oferta de um importante serviço de estímulo a leitura e ao conhecimento.
“Recebemos muitas solicitações para o local ficar pronto quanto antes. Estudamos a possibilidade de instalar este — que é o primeiro equipamento cultural da história de Tupã — junto da EMEIEF Professor José Maris, na zona leste. Mas, entendemos o quão significativo é ter uma biblioteca no centro da cidade, na avenida principal. Pois, há maior visibilidade e facilita o acesso”.
Situada na Avenida Tamoios, n.º 1660, ao lado do Teatro Municipal José Antonio Parra Gomes, a biblioteca conta com:
A biblioteca fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, a entrada é livre e gratuita. Para retirada de livros basta emitir a carteirinha, apresentando um documento de identidade e comprovante de endereço; os menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável. Em caso de agendamento de visitas em grupo é necessário ligar (14) 3491-5013.
O secretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, lembrou a média de visitantes registrada na biblioteca antes do fechamento dela no período da pandemia de COVID-19. “Quase quatro anos atrás, recebíamos de 500 a 600 visitantes por mês, com cerca de mil empréstimos e devoluções. Chegamos a ter 20 mil cadastros em nosso banco de dados, por isso a meta é retomar ou quem sabe aumentar esses números, por meio de parcerias com as escolas, realizando projetos, levando o mundo da leitura à cada vez mais pessoas”.
A solenidade de inauguração também teve a presença dos bibliotecários Valentina Machado e Tarciso Vieira Mendes; da gerente do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Rayes Borsatto; e do presidente da Academia Estudantil de Letras e Artes de Tupã, Flávio Eduardo da Silva Junior. Além dos vereadores Charles dos Passos, Alexandre Scombatti e professora Cris Vicente.
ESPAÇO DAS ARTES
Ao lado da Biblioteca Pública Municipal Professor Tobias Rodrigues, a prefeitura construiu ainda o futuro Espaço das Artes, área para exposições e mostras culturais.
O local está temporariamente ocupado pela 2ª Companhia da Polícia Militar, que teve o prédio condenado e aguarda a conclusão das obras de construção da nova sede. O município é referência para 11 cidades da microrregião, e o batalhão poderia ser transferido para Bastos (SP) caso a administração pública não fornecesse uma base alternativa.
Tupã