Com o objetivo de melhorar os atendimentos nas Unidades de atenção primária e capacitar os funcionários para lidarem com situações diferentes que possam surgir no dia a dia, a Prefeitura de Tupã, em alinhamento com o Corpo de Bombeiros, realizou 3 dias de treinamento para as equipes da Saúde.
Participaram: motoristas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ambulâncias, equipe do Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AMEM), Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família e Departamento de Vigilância em Saúde.
Durante os 3 dias de treinamento, que aconteceu nos períodos na manhã e da tarde, foram passados conteúdos de treinamento de primeiros socorros básicos como segurança do local, avaliação de vítima, desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos, reanimação cardiopulmonar, imobilização de membros fraturados e crises convulsivas.
Representando o Corpo de Bombeiros e a equipe do resgate, o Cabo Lincoln Madureira Dalla Evedove, explicou sobre a importância dos agentes de saúde, que trabalham diariamente com pacientes nas Unidades, saberem lidar com situações como estas.
“Mesmo que as Unidades sejam portas para atendimentos médicos com outras finalidades, pode sim haver situações que fogem do comum, como um paciente passar mal ou se machucar e precisar desses primeiros socorros. A importância da aplicação correta desses primeiros atendimentos é o que pode diferenciar no tratamento posterior do paciente, lembrando que, assim que as equipes do resgate ou do Corpo de Bombeiros chegarem ao local é importante dar as informações sobre o que aconteceu no local e quais foram as medidas tomadas pra a contenção da situação”, explicou.
O Cabo ainda destacou que foi passado aos funcionários da Saúde sobre os quadros que devem ser identificados para solicitar os serviços corretos. “Por falta de informação muitas pessoas ligam para o Corpo de Bombeiros quando se deparam com qualquer situação de risco, mas é importante informar aos trabalhadores da saúde e à população em geral sobre quais situações precisam do serviço dos bombeiros e são de responsabilidade do resgate. Ocorrências de maior gravidade como traumas, afogamento acidentes com pessoas presas e ferragens, etc, são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, já situações de queda de pressão, febre alta, quadros de embriaguez, são serviços que devem ser atendidos pelo 192 que são das ambulâncias disponíveis 24h para levar o paciente para a Unidade mais próxima”, informou.
Robison Luis, diretor de média complexidade da Saúde, ainda ressaltou que os dias de treinamento foram muito úteis e ajudaram para que os funcionários da Saúde pudessem tirar dúvidas à respeito do assunto.
“O mais interessante é que os bombeiros puderam trazer também vivências reais da vida deles para demonstrar como os agentes da Saúde podem trabalhar diante de certas situações. Desta maneira, todos puderam tirar suas dúvidas e o treinamento se tornou ainda mais dinâmico. Quero agradecer em nome de todos os funcionários que participaram e, principalmente ao nosso Secretário dr. Miguel Ângelo de Marchi e ao prefeito Caio Aoqui por nos darem essa oportunidade de aprendizado”, agradeceu.
Tupã