Interação, atenção, curiosidade, estes foram alguns dos sentimentos presentes durante as ações promovidas pela Subsecretaria de Trânsito e Segurança de Tupã nas escolas municipais durante a realização da campanha “Maio Amarelo” que neste ano abordou o tema “Paz no trânsito começa por você”.
Cerca de 750 alunos de várias escolas municipais estiveram participando das palestras nas escolas tanto da cidade quanto dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa onde puderam conhecer e aprender sobre o funcionamento do sistema de trânsito de uma cidade, assim como os direitos e deveres dos seus agentes, para garantir uma boa fluidez e segurança no tráfego de veículos e pedestres.
As palestras ou “bate-papos”, como chamou o chefe de Gabinete da Subsecretaria, Eduardo Scarpelli, despertaram muita atenção, curiosidade e interesse dos alunos pelo tema que trouxe para dentro da escola uma temática atual e que desperta interesse de toda a sociedade, organizações e meios de comunicação. “A campanha do Maio Amarelo teve excelente aceitação, pois tanto diretores, professores e alunos contribuíram com perguntas, dúvidas com relatos de acidentes ou incidentes ocorridos”, disse.
Durante as palestras foram distribuídas aproximadamente 850 cartilhas educativas com o título “Tá na rua, tá no trânsito”. A programação do “Maio Amarelo” também contou com a participação dos alunos da Escola Militar Brasil que receberam cartilhas e estiveram participando de um “bloqueio educativo” na Avenida Tamoios onde foram distribuídos panfletos. A empresa Motopan também esteve na Tamoios realizando um “bloqueio educativo” com a distribuição de panfletos para motoristas e pedestres que passavam pela via. Na oportunidade, os motociclistas foram conscientizados sobre a necessidade de usar capacetes.
A programação também foi estendida ao “Quinta com Arte” realizado na Praça da Bandeira, que contou com a presença da equipe da Subsecretaria de Trânsito e Segurança onde foram distribuídos panfletos aos visitantes do evento. Dos quatro “Quinta com Arte” realizados no mês de maio, dois contaram com a participação da unidade do Detran-SP em Tupã. O Maio Amarelo também foi enfocado nos programas “Ponto de Vista” e “Mão na Roda”, ambos transmitidos pela TV Câmara de Tupã, onde o subsecretário de Trânsito e Segurança, Renato Gonzales e Scarpelli informaram o telespectador sobre os trabalhos desenvolvidos pela Subsecretária de Trânsito e Segurança.
Para contribuir ainda mais com a segurança no sistema de sinalização de trânsito da cidade, a Prefeitura de Tupã implantou durante o mês de maio, entre a avenida Tamoios e a rua Cainguangs, os semáforos para pedestres com o objetivo de tornar mais seguro o trânsito nestas vias importantes da cidade que possuem fluxo intenso de veículos e pedestres. E para concluir a programação alusiva ao Maio Amarelo, os funcionários do FrigoEstrela participaram nesta segunda-feira, na unidade da empresa em Tupã, de uma palestra enfocando o tema.
Gonzalez disse que as ações contidas na programação do Maio Amarelo foram realizadas com muito êxito, visto que todas as pessoas que estiveram participando das palestras, dos bloqueios educativos e das distribuições de panfletos foram muito receptivas e participativas. “Este é um debate que precisa continuar e deve ser incentivado em todas as comunidades do município durante todo o ano, visto que o tema despertou interesse e atenção de todos os participantes desde crianças até jovens e adultos”.
Tupã