A Prefeitura de Tupã, por meio da Subsecretaria de Segurança e Trânsito, divulgou o volume de serviços realizados durante o mês de outubro. De acordo com as informações, o destaque foi para a rua Leticiano Jesus Costa, na Vila Vargas, onde foi proibido o estacionamento de veículos em um dos lados da via. A medida foi adotada devido ao intenso tráfego de veículos na rua, que é muito estreita, dificultando o trânsito no local.
Na oportunidade, a equipe de sinalização esteve na via realizando a pintura das guias em amarelo e implantando as placas de proibido estacionar. Também no balanço do mês foi contabilizada a implantação de 23 placas de diferentes sinalizações de trânsito, 32 trocas de placas danificadas ou ilegíveis, 78 pinturas de diferentes sinalizações, incluindo pare, lombada, estacionamento de pessoas com deficiência, de idoso e rampa de acesso para pessoa com deficiência ao passeio público.
O balaço inclui ainda a implantação/substituição de 12 postes galvanizados e 38 postes de madeira na malha viária do município. No mês de outubro a Subsecretaria também realizou nove vezes a manutenção de semáforos da cidade; um problema recorrente é a falta de energia em algumas partes da cidade principalmente no centro, o que ocasiona danos aos equipamentos.
Foram pintados ainda 1.450 metros de guias amarelas, 600 metros lineares de faixa contínua amarela de não ultrapassagem em sentidos opostos, 380 metros de faixa tracejada amarela e 1.800 metros lineares de faixa tracejada branca separando a via de mão única em duas faixas.
Também foram pintadas 14 setas indicativas horizontais de solo e emitidos 7 cartões para Pessoa com Deficiência (PcD) e 17 para Idosos. Outro destaque dos serviços de pintura, foi a remodelação do circuito para a aplicação de provas praticas no Recinto da Exapit mantido pelo Detran de Tupã.
No mês passado foram prestadas ainda 387 orientações pelos agentes de trânsito com o objetivo de orientar e alertar motoristas e pedestres sobre as boas práticas no trânsito.
Os agentes de trânsito também realizaram no sistema viário de Tupã diversos serviços, sendo 60 apoios diversos, 5 apoios para escolta de máquinas agrícolas, 86 apoios escolares, 4 apoios para obras, 4 para procissões, 12 para passeatas e carreatas e 11 para acidentes de trânsito, totalizando 173 apoios.
No total de outubro, foram analisados ainda nove recursos contra Autos de Infração de Trânsito (AIT) sendo seis defesas de autuação, sendo todos foram indeferidos e três recursos em primeira instância, todos indeferidos também pela JARI.
Tupã