Valter Moreno e Mangolo disseram que produtores tupãenses pode conquistar fatia do mercado
O Sindicato Rural de Tupã;* o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria de Agricultura realizaram um curso de Tratos Culturais em Rosas durante esta semana na Estância Santa Mônica no município de Tupã . O curso foi ministrado pelo professor Rubens Melo Camargo da cidade de Torrinha –SP.
Os temas abordados foram: como se produzir rosas saudáveis;* condições climáticas ideais para o cultivo das rosas (umidade;* temperatura;* luminosidade );* física e química do solo;* nutrição das roseiras buscando o equilíbrio nutricional das roseiras e sustentabilidade ambiental;* bioquímica das plantas;* agentes biológicos;* produção de compostos;* minhocultura;* inseticidas naturais;* fungicidas naturais;* técnicas de enxertias e plantio das roseiras.
O professor de cultivo de rosas disse que é um mercado muito rentável e nossa cidade tem condições climáticas muito boas para o plantio. De acordo com os vereadores Valter Moreno e Mangolo;* que tem incentivado a agricultura do município de Tupã;* a cultura de rosas tem um mercado muito promissor;* pois o mundo consome bastante rosas e o Brasil tem poucos produtores. De acordo com os vereadores;* os produtores rurais podem buscar essa fatia de mercado.
No entanto;* é preciso começar a plantar e começar a buscar esse mercado ou agregar valor nas propriedades;* gerando com isso um aumentando da renda de nossos produtores rurais. E o importante é que não precisamos de áreas grandes para se cultivar rosas de forma econômica. É importante salientar que a parceria da Secretaria da Agricultura representada pelo seu secretário Alécio Morandi com o sindicato Rural e SENAR tem como objetivo fomentar o agronegócio tupãense através de cursos que tem viabilidade econômica para pequenos proprietários rurais.
Tupã