Beneficiários de programas sociais também participaram da palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis
O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS Leste) trabalhou neste mês de fevereiro com o tema Cidadania. O tema foi desenvolvido em parceria com o Cartório Eleitoral. A diretora de Departamento, da Proteção Social Básica, Regina de Fátima Zandonadi Piva, disse que as funcionárias do cartório explanaram sobre a importância do título de eleitor. “Eles também solicitaram o requerimento do título dos adolescentes que ainda não possuíam e em função deste ano ser um ano de eleição, trouxeram a urna eletrônica para os jovens conhecerem e simularam o uso do aparelho”.
O objetivo foi de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política. Aproximadamente 50 pessoas participaram nos dois encontros. A palestra noturna teve como proposta , proporcionar as famílias o direito de acesso a informação e garantia de seus direitos e deveres. A secretária de Assistência Social, Isaura Gaspar, disse que todos tem direitos e deveres. “Todos nós brasileiros temos direitos e deveres e nós do poder público temos que respeitar isto e promover a cidadania”.
No mês de fevereiro as famílias que recebem os benefícios de transferência direta de renda (Programa Bolsa Família/Renda Cidadã/ Ação Jovem e BPC) participaram de uma palestra ministrada pela enfermeira e educadora de do Ambulatório de Doenças Infecto –Contagiosas, Mirian Dias dos Santos. Através de meios didáticos informou sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS. De forma bem clara e objetiva a palestrante deixou os participantes à vontade para dirimir suas dúvidas. “Houve uma participação expressiva”, ressaltou Regina. Cerca de 75 pessoas participaram da palestra.
É importante lembrar que as famílias acessam as unidades por demanda espontânea, por encaminhamentos de políticas setoriais, ou pela busca ativa da equipe no território. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF) integra o nível da proteção social básica do Sistema Único de Atendimento Social (SUAS que tem por objetivo prevenir situações de risco social atuando de forma protetiva, proativa e preventiva, reconhecendo a importância de responder ás necessidades humanas de forma integral, centradas exclusivamente nas situações de risco social.
Tupã