LISTA DE BORDO- Cultura Resgata parte da história de Varpa

Educação - Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014


LISTA DE BORDO- Cultura Resgata parte da história de Varpa

O governo de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, está resgatando mais uma parte da rica história dos imigrantes do distrito de Varpa. Mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, o museu reúne um amplo acervo, que registra a vinda dos imigrantes da Letônia para a região da Alta Paulista e o nascimento do Distrito.

Trata-se das “Listas de Bordo” dos primeiros navios que trouxeram os imigrantes da Letônia para o Brasil nos anos de 1922 e 1923. Depois de um trabalho intenso na busca de informações e em busca das listas.

Lúcia Nely Zalit Bukolzf é descendente de imigrante e responsável pelo museu e ressaltou que enfim a busca esta dando resultado. “A Secretaria de Cultura, através do Museu do Imigrante em São Paulo obteve as listas digitalizadas contendo os nomes dos letãos que desembarcaram no porto de Santos e vieram formar nosso distrito”, comentou a funcionária pública.

O trabalho está apenas começando. A Secretaria Municipal de Cultura conseguiu as listas e em seguida os moradores do Distrito irão procurar nome a nome de cada um dos imigrantes e farão uma minuciosa pesquisa para identificar aqueles que fundaram Varpa.

As listas também estarão à disposição para apreciação pública dos visitantes do museu. Vale ressaltar que o acervo do Museu Janis Edbergs é muito disputado. O acervo já foi solicitado pelo ex-cônsul da Letônia, João Grimberg, para ser enviado a cidade de Nova Odessa (SP) enriquecendo o acervo já existente no museu dos Imigrantes daquele município. “Já a atual consulesa Liga Brige solicitou todo o acervo fotográfico do Janis para ser enviado à Letônia, mostrando naquele País a riqueza do distrito e dos detalhes culturais e artísticos preservados pelos imigrantes”, destacou o secretário de Cultura, Charles dos Passos.

O prefeito Manoel Gaspar comemorou a obtenção desta parte importante da história. “É uma forma de resgatar a memória dos fundadores do distrito, cabendo a eles as homenagens e a lembrança dos que aqui chegaram e transformaram a mata fechada em um Distrito rico em beleza e História”, finalizou o prefeito.

Para quem nunca esteve no Museu “Janis Erdbergs”, no de Distrito Varpa, em Tupã, a dica dos responsáveis é que vale à pena conhecer o espaço cultural e sua bela história. Localizado na Travessia do Rio do Peixe, naquele distrito, é considerado um dos principais atrativos culturais e históricos da Estância Turística de Tupã.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã