Setores que mais se beneficiam no período da folia foram hotéis;* restaurantes e revendedores de bebidas
O Tupã Folia vem se consolidando como o melhor carnaval de rua do interior do estado de São Paulo. E a festa não faz só a alegria dos foliões do município e turistas de todas as regiões do país e do exterior. É também um dos mais importantes momentos para a economia;* que já vem sendo aquecida antes e durante os dias de folia. Os dados oficiais da Polícia Militar ainda não foram divulgados;* mas segundo dados preliminares;* foram mais de 140 mil pessoas que passaram pelo carnaval tupãense.
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Tupã;* os setores que mais se beneficiam no período da folia foram hotéis;* restaurantes;* revendedores de bebidas;* lojas de vestuário e empresas de confecção de abadás e acessórios carnavalescos.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã;* Dirceu Michelan;* elogiou a diversidade da programação do evento organizado pela prefeitura;* que vem mantendo a tradição de melhor carnaval da região. “Isso só aumenta a expectativa positiva do comércio local. O carnaval é não só um dos nossos principais cartões de visita como uma das mais importantes datas para vários setores da economia de Tupã”;* frisou.
Em uma conta simples;* Dirceu acredita que devem ter sido gastos em Tupã apenas durante os cinco dias de festas algo em torno de R$ 7 milhões de reais. “Sendo conservador;* se cada pessoa que foi a avenida gastou ao menos R$ 10 reais;* as 140 mil que passaram pelo circuito nos cinco dias gastaram com o Carnaval;* algo em torno de R$ 7 milhões de reais;* sem contar uma série de outros gastos. São valores significativos deixados em nossa economia local”.
Na avenida transformada em circuito carnavalesco e em todo seu entorno;* lanchonetes;* sorveterias;* postos de gasolina;* conveniências e demais comércios tiveram a economia aquecida. O folião teve dentro do circuito carnavalesco diversos serviços e produtos comercializados na Praça de Alimentação e através de empresas do ramo de bebidas e alimentação;* que venderam durante os cinco dias e mais as duas matines.
A empresária Aline Maria Furlan;* proprietária de uma sorveteria no circuito carnavalesco;* elogiou a organização e a estrutura do carnaval que está associada ao sucesso do evento e também dos negócios. “Todas as noites ficaram cheias na nossa sorveteria;* desde crianças até adultos. Também nas matines atraiu um bom público”.
Valter Pollo é proprietário de uma lanchonete na Avenida e disse estar impressionado com o fluxo econômico que é movimentado durante do Tupã Folia. “Todo mundo ganha;* tenho que contratar mais funcionários;* são cinco noites muito boas para nós comerciantes e para os foliões que aproveitam a festa”;* disse.
“Barrueco” é o proprietário de uma choperia na Tamoios;* ressaltou que o período do Tupã Folia proporcionou um aumento de 200% nas vendas em comparação com a venda diária.
Para o comerciante James Almeida;* proprietário de uma conveniência 24h;* as vendas durante dos cinco dias superam as expectativas. “A comissão esta de parabéns;* pessoas de várias cidades da região participaram;* consumiram e elogiaram e isso é muito bom para o comércio em geral”;* falou.
A maioria abadás e acessórios confeccionados pelos blocos foram feitos por empresas de Tupã. Gabriela é uma das representantes do bloco “Cuecas de Plantão” e ressaltou que os acessórios e abadás foram confeccionados na própria cidade para movimentar a economia. “E ainda facilita nossa vida;* porque podemos nos deslocar até a empresa”;* Nesse sentido;* Noronha representante do bloco Bananeira salientaram que eles priorizaram os parceiros de Tupã para movimentar a economia da cidade. “Além de trazer diversão;* queremos trazer um retorno econômico para a cidade;* isso é importante”;* disse.
Tupã