Está agendada para esta quinta-feira (13) a segunda reunião do ano da ATLECA (Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes), que se realizará a partir das 19h30 nas dependências da Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues, na Avenida Tamoios, 1685. O assunto principal a ser abordado nesta reunião será a entrega do certificado de membro honorários da ATLECA ao fundador In memoriam Luiz de Souza Leão.
A solenidade de entrega do certificado esta marcada para sexta-feira (14) a partir das 9 horas no Solar Luis de Souza Leão, onde foram convocados os 27 membros da Academia, que tem como presidente o Dr. Alcione Alcântara Gonçalves.
A ATLECA foi fundada no dia 14 de novembro de 2013, idealizada pelo Dr Alcione, que impulsionado por um sonho antigo, conseguiu junto ao governo de Tupã, através da Secretaria de Cultura e o apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Luiz Carlos Sanches, a concretização de seu ideal.
Contando com o apoio do Prefeito Manoel Gaspar e do vice-prefeito, Thiago Santos, a Academia Tupãense de Letras Ciências e Artes, caminha para a realização do sonho dos seus membros, fundadores e dos apreciadores da arte literária, artística e cientifica da Estância Turística, difundindo a literatura as ciências e toda parte artística do município e elevando o nome dos tupãenses no cenário cultural nacional e internacional com seus trabalhos divulgados e seus nomes imortalizados.
“A ATLECA só engrandeceu o nome de nossa Estância Turística, mostrando a força da cultura e da arte que Tupã para o Brasil, pois além dos membros municipais a Academia conta com membros de outros estados que fortalecem e ampliam ainda mais os trabalhos da nossa Academia Tupãense, enriquecendo ainda mais artisticamente nossa cidade”, comentou o prefeito Manoel Gaspar.
Para o Secretário de Cultura, Charles dos Passos, a Academia beneficia a cultura como um todo, além de favorecer ainda mais à cultura livresca, refinada, escrita e artística do município. “A Academia vem para valorizar os trabalhos dos diversos poetas, além dos grandes escritores que se destacam nos movimentos da literatura modernista, realista, do movimento romântico, nas ciências e artes, os escritores com textos publicados e trabalhos reconhecidos a nível nacional e internacional, eu tenho absoluta confiança que esta academia e os membros que hoje ocupam suas cadeiras elevam o nome de Tupã na literatura nacional”, concluiu o Secretário.
Tupã