Alunos elogiam os cursos que capacitam e qualificam para o mercado de trabalho
Entre as novas ações que são realizadas no espaço do Fundo Social de Solidariedade de Tupã está o Polo Regional de Beleza;* onde funciona a Escola da Beleza. A implantação do polo é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Tupã com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Em 2014;* 40 alunos se inscreverem para a segunda turma do projeto de qualificação profissional na área de beleza e estética que oferece cursos de Manicure e Pedicure;* Maquiador;* Depilador e Design de Sobrancelhas e Assistente de Cabeleireiro.
Em apenas meio período;* as inscrições para a nova turma tinham sido preenchidas. E após um mês do início das aulas;* resultados já foram obtidos. A professora Elisângela Zanon;* ministra as aulas de Assistente de Cabeleireiro;* onde 10 alunos aprendem as técnicas de corte;* tintura;* luzes;* hidratação;* penteado entre outras. “O que conseguimos colocar na carga horária;* vamos ensinando;* quanto mais eles praticam e aprendem;* mais melhoram”;* explicou.
A professora ainda destacou que 8 dos seus alunos da primeira turma já estão trabalhando;* tanto em salões particulares como de maneira autônoma. Ainda de acordo com Elisângela;* os alunos querem aprender o que está na mídia. “Os tipos de cortes e químicas da moda são os mais procurados.”
Elisângela aproveitou para deixar uma dica aos alunos. “É preciso dedicação e sempre procurar aprender. Porque o curso é muito importante;* está ajudando muita gente”;* disse.
A Escola da Beleza também atende o público masculino. Douglas Neves participa das aulas de assistente de cabeleireiro e ressaltou sobre os benefícios do curso. “Primeiramente quero agradecer a oportunidade;* é um curso sem custo em uma área que está crescendo muito;* abrindo o leque para novas opções no mercado de trabalho.”
Sobre os primeiros dias de aula;* Douglas ressaltou o contato com a parte prática já nos primeiros dias. “Estou agregando conhecimento;* entrei e não sabia nada;* e já tenho contato com os tipos de cortes;* por exemplo. Entrei no curso com uma ideia mínima e agora estou muito motivado;* a minha intenção é continuar no ramo”;* afirmou.
“Porque entrar em um salão sem nenhuma experiência é muito difícil para ser contratado;* então com esta ação temos uma grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho. Depois vou fazer novos cursos para me aperfeiçoar e trabalhar;* seja de forma autônoma ou em um salão. Por isso dou meus parabéns a todos que fizeram o Polo acontecer”;* disse o aluno elogiando a iniciativa da administração municipal na vinda da Escola.
Para a aluna Fabiana Moreiro;* que começou a trabalhar após as aulas;* através do Polo Regional da Beleza;* a população tem mais uma oportunidade para o mercado. “Nunca tinha visto a escola e fiquei surpresa com a estrutura que é disposta aqui.” Outro ponto que Fabiana destacou foi sobre os produtos e materiais didáticos. “Eu achei muito bom;* a Prefeitura cedeu produtos de qualidade e quem puder fazer um dos cursos;* aproveite! Eu quero que o prefeito Manoel Gaspar continue trazendo mais cursos para nós”;* frisou.
O Polo Regional da Beleza oferece 4 cursos de capacitação na área da beleza e estética. A professora Vanessa Conrrado;* que ministra aulas de maquiagem;* falou sobre as técnicas ensinadas. “Os alunos aprendem sobre os cuidados com a higienização;* limpeza e preparação de pele;* além das diferenças entre as maquiagens;* por exemplo;* infantis;* para noivas;* para o dia a dia. Os alunos estão praticando todos os dias.”
Segundo Vanessa;* os alunos da primeira turma de maquiagem já estão no mercado de trabalho. “Os cursos tem duração de 3 meses e os participantes já saem capacitados para trabalhar na área. É uma oportunidade maravilhosa para a população;* que o prefeito Manoel Gaspar e dona Isaura trouxeram a Tupã. É um curso gratuito onde todo material é fornecido e com uma assistência muito boa aos alunos”;* salientou.
Continuar o aprendizado;* esta foi a intenção da aluna Heloísa Pedroso;* que já participou da primeira turma e conseguiu abrir um salão para atendimento em sua casa. Agora ela voltou para prosseguir a capacitação em outro curso. “Na primeira turma fiz o curso de cabeleireiro e agora estou fazendo de maquiagem para ampliar o meu trabalho. O curso é uma iniciativa maravilhosa. Tupã precisa disso;* já que é a cidade da fotografia;* pode se tornar também a cidade do cabeleireiro”;* ponderou.
Heloísa ainda aproveitou para convidar a todos a participarem dos cursos oferecidos pela prefeitura de Tupã. “Não percam tempo;* fiquem atentos;* porque a prefeitura traz muitas oportunidades;* é preciso ir atrás e se dedicar”;* falou.
Além de formar novos profissionais;* a Escola da Beleza permite que o aluno tenha uma renda fixa;* e este foi um dos motivos que fez Diego Fernando Lopes procurar o Polo da Beleza. “Estou desempregado e o curso nos da uma capacitação;* além disso;* é uma forma de ganhar dinheiro;* porque a maquiagem é um dos leques que abrem;* mas o ramo da beleza e estética está crescendo e por isso quero trabalhar e continuar em mais cursos para cada vez mais apreender”;* enfatizou.
A vinda do Polo Regional da Beleza foi feita através de um trabalho político do Prefeito Manoel Gaspar e a secretária de Assistência Social Isaura Gaspar;* com Lú Alckmin;* que é presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado. Neste sentido;* Diego ainda ressaltou que a ação foi uma ótima ideia. “A dona Isaura sempre procura ajudar as pessoas e o Manoel está junto à população. Agora quando eu acabar o curso quero abrir um salão;* garantindo assim minha renda fixa”;* disse.
Os cursos disponíveis têm como objetivo a qualificação profissional na área de beleza e são destinados às pessoas com mais de 18 anos;* não sendo necessária escolaridade mínima. Todo o material didático é gratuito.
Tupã