A Prefeitura de Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Cultura, é responsável pelo Solar Luiz de Souza Leão, um dos principais pontos turísticos do município. Com um número crescente a cada mês e com seus horários de visita monitorada, os visitantes obtêm uma verdadeira aula sobre a História sobre a cidade, a vida e costumes do fundador de Tupã. Mesmo sendo o menor mês do ano, em fevereiro houve um bom número de pessoas que visitaram o “Solar Luiz de Sousa Leão”, para apreciarem o local e obterem informações sobre nosso fundador.
O movimento representa o número de pessoas cada vez mais interessadas em saber um pouco de Tupã, assim como sua história, é composta, sobretudo por estudantes e visitantes que podem apreciar o acervo e aumentar seus conhecimentos sobre a Estância Turística.
A visita técnica oferece aos visitantes e a comunidade em geral oportunidade de apreciarem o acervo, obterem informações sobre a biografia de nosso saudoso Luiz de Souza Leão e de demonstrarem o interesse pelo acervo do museu e sua história.
Além do aumento de público, outro efeito notável foi o fortalecimento da imagem e aumento da visibilidade, do envolvimento da comunidade e dos turistas no Solar Luiz de Souza Leão após sua restauração, e a retomada de suas visitações.
O casarão tem estilo colonial em meio à natureza e abriga obras de arte e relíquias, além de diversas peças características desse período histórico do município e encanta a todos que o visitam pela sua suntuosidade e bom gosto para a época.
O prefeito Manoel Gaspar salientou a importância histórica do solar e toda sua beleza. “É realmente muito importante para a história do município, manter esse solar e passar de geração para geração a história de vida de nosso fundador, e seu gosto assim como seus costumes”, comentou Gaspar.
Já para o secretário de cultura, Charles dos Passos, o importante das visitações é que a história e a cultura do município se propagam com cada visitante, que leva consigo uma parte da cultura e da arte estampada em cada parede do Solar. “Visitar o Solar é reviver a época de ouro de Tupã, é levar um pouquinho da beleza de nossa Estância e a história de um pernambucano visionário que viu em terras inóspitas um grande potencial”, frisou Charles.
Tupã