Professora destaca desempenho dos alunos
Foi realizada na tarde desta quinta-feira;* dia 12;* no Centro de Educação Integrada (CEI) a entrega dos certificados do curso de auxiliar administrativo. A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse durante a solenidade sobre a necessidade deste curso para as pessoas com deficiência. “Este curso de auxiliar administrativo eleva a auto-estima dos participantes e para isto que criamos a Diretoria de Departamento para Pessoas com Deficiência;* tendo a frente a Nenê Manzano. Hoje tem três vagas de trabalho para pessoas com deficiência oferecidos pelas empresas de Tupã”.
Isaura destacou que com o curso os participantes ficam mais preparados para trabalhar e ajudam muito o empresariado. É muito importante para eles e para a sociedade geral que eles façam parte da sociedade. Existem algumas limitações;* mas eles tem que superar isto para entrar no mercado de trabalho”. A supervisora da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) do governo de São Paulo;* Vânia Lombardi;* disse sobre o sucesso do curso em Tupã. “ O curso foi excelente e o espaço maravilhoso que poucas cidades tem. O prefeito e a dona Isaura nos receberam muito bem e atenderam nossos pedidos. Tanto a professora quanto os participantes gostaram muito do curso”.
O curso de auxiliar administrativo contou com carga horária de 230 horas;* durante três meses de curso e bolsa auxilio de R$ 460 por mês com auxilio transporte e auxilio alimentação. A professora Ana Claudia Andrade Rito;* disse que os alunos demonstraram muito interesse. “Há alguns anos ministro aula para o via rápida e tive este oportunidade de trabalhar com pessoas com deficiência e foi muito gratificante porque percebi que eles tem muito mais interesse que pessoas ditas normais. Eles dão muito valor e esta experiência foi ótima”. Também estiveram presentes no evento;* o diretor da Secretaria de Educação;* Wilson Roberto Peres;* o presidente da APAE de Tupã;* Benedito Rodrigues;* pais e alunos
Depoimentos
David Pereira;* que faz o ensino médio;* disse que o curso de auxiliar administrativo foi muito promissor. “Foi ótimo incentivou muito eu. Foi muito interessante e dá acesso melhor ao trabalho”. Para Luis Carlos de Faria;* foi uma experiência necessária. “Gostei muito do aprendizado. Foi o primeiro curso após o acidente”. Juliana Fernandes disse que gostou muito do curso. “O curso foi excelentíssimo. Fiz novas amizades e a professora ministrou as aulas super bem”.
Via Rápido
O objetivo geral do curso é promover a qualificação profissional em relação à ocupação de Assistente Administrativo. O curso é feito pela Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE) através do Via Rápido;* que é um programa do Governo de São Paulo;* que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
Tupã