Em solenidade no Solar Luiz de Souza Leão, na manhã de sexta-feira (14), a Academia Tupãense de Letras Ciências e Artes, congratulou a memória do Fundador Luiz de Souza Leão com o Titulo de membro Honorário da ATLECA, onde a representante do governo de Tupã, Maria Elisa Gaspar, recebeu das mãos da acadêmica Isabel Andrade, a placa honorária que foi entregue ao acervo do Solar para visitação.
“É com muita honra que estou representando o governo, nesta solenidade cultural, pois o prefeito acredita na cultura como melhoria de um povo”, destacou Maria Elisa.
O presidente da Academia Tupãense de Letras, Dr. Alcione de Alcatara, em seu discurso lembrou a importância cultural do fundador, grande visionário que investiu para o crescimento e valorizou a educação e a cultura do município, tópicos muito interessantes e de grande valor histórico.
“Foi com grande alegria que me deparei com a importância do mês de março para esta homenagem, pois no dia 16 de março de 1901, em Pernambuco nascia, Luiz de Souza Leão, não poderia haver mês melhor para esse reconhecimento do valor histórico e cultural do visionário, empreendedor e fundador de nossa cidade, e com esse sentimento que a ATLECA quer deixar registrado sua importância educacional e cultural para a prosperidade”, salientou Alcione.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Luís Carlos Sanches, também membro acadêmico, valorizou o evento e a homenagem prestada ao fundador e ainda a importância da Academia de Letras no município.
O Secretário de Cultura e Acadêmico da ATLECA, Charles dos Passos, frisou a parceria da Academia com o governo e marcou o lançamento do Projeto do Prêmio Nacional de Artes modalidade Literatura para o mês de abril, mostrando o comprometimento dos acadêmicos com a fomentação e a divulgação da cultura Tupãense.
“Abril será um mês movimentado, onde teremos o Prêmio Nacional de Artes, na modalidade literatura, e os Acadêmicos da Academia Tupãense de Letras ciências e Artes já estão engajados para que o evento seja um marco na para o município, despertando e valorizando na população a cultura literária, o governo juntamente com a Academia Tupãense de Letras e Secretaria de Cultura, querem com esse Prêmio elevar ainda mais o nome cultural de Tupã para o país”, finalizou.
Tupã