Secretarias de Saúde;* Educação e vários órgãos públicos estão engajados na campanha para evitar a doença
A dengue é um grande problema de saúde pública;* que preocupa governantes e setores ligados ao controle e prevenção da doença. Tentando conscientizar a população e manter alerta donas de casa;* estudantes;* comerciantes e a sociedade como um todo;* acontecerá em todo o Estado;* a partir de segunda feira;* dia 24;* até dia 28;* sexta feira;* a Semana Estadual de Mobilização Social contra a Dengue.
Segundo a secretária municipal de saúde;* Rosangela Urel;* a semana será marcada pela mobilização de todos os agentes de saúde;* visando intensificar as ações de orientação em todos os segmentos sociais. “Pretendemos que o trabalho que já vem sendo feito diariamente e durante todo o ano seja intensificado e tenha maior visibilidade perante as pessoas. Por isso;* vamos divulgar ainda mais as nossas ações”.
O tema da semana será “afaste o perigo da dengue eliminando os criadouros do mosquito”;* e será um esforço concentrado e simultâneo entre o poder público e a população para eliminação de focos do mosquito e evitar ocorrências de novos casos da doença. “Estaremos falando sobre prevenção;* mas também sobre os sinais e sintomas da dengue;* os serviços municipais de saúde que podem ser procurados pela população em caso de dúvida ou suspeita de dengue;* além de envolvermos lideranças locais na campanha;* desenvolvendo um trabalho especial junto aos professores e alunos das nossas redes de ensino”;* informou a secretária.
PASSEATA
Marcando o início das atividades;* neste sábado acontecerá a partir das nove horas da manhã;* com saída na Avenida Tamoios;* uma passeata de conscientização e divulgação da semana estadual. Haverá carro de som com musicas e chamadas relativas a eliminação da dengue;* que será acompanhado por alunos das escolas públicas e particulares de Tupã;* carregando faixas e cartazes alusivos a semana. Os estudantes que integram o JCC;* Jovens Construindo a Cidadania também estarão na passeata.
De 24 a 28 todas as igrejas de Tupã serão visitadas por agentes de saúde;* levando panfletos e falando aos que estiverem presentes em cultos e missas sobre o trabalho de prevenção. Também de 24 a 28;* haverá reuniões e campanhas junto as famílias que estiverem recebendo atendimento nas unidades de saúde e do programa Saúde da Família.
As escolas também terão uma semana de intensas atividades. De segunda a sexta;* serão realizados projetos educativos em todas as escolas particulares;* além de orientação;* panfletagem e distribuição de cartazes informativos. “Teremos uma semana de muitas atividades e queremos contar com o apoio total e irrestrito de toda nossa comunidade. Sem a participação das famílias;* das escolas;* alunos e entidades não conseguiremos eliminar a dengue de nossa cidade e poderemos ter novos e perigosos registros da doença. Porisso;* contamos com todos;* todos mesmo;* porque dengue se combate dentro de casa e em cada ponto da cidade”;* enfatizou a secretária Rosangela.
Tupã