Nos dias 8 e 9 de abril, terça e quarta feira, Tupã recebeu a visita de uma equipe do SESC Thermas de Presidente Prudente juntamente com artistas contratados para a realização de um projeto denominado expedições, que integra o Circuito SESC de Artes 2014 e chega na cidade dia 25 deste mês.
Tupã foi uma das 12 cidades escolhidas para receber o projeto que é inspirado nas tradicionais expedições artísticas e cientificas do século XIX, em dialogo com técnicas do século XXI. A Proposta é que um trio de artistas com experiência no campo da arte contemporânea- voltados ao desenho, à escrita e ao vídeo- visite a cidade disposto a descobrir e registrar poeticamente história, paisagens e personagens.
Num formato de diário de Bordo, textos, desenhos, e vídeos formam uma série que poderá ser acompanhada no site do Projeto( www.crcuitosescdeartes.com.br), que será lançado dia 15 próximo na cidade de São Paulo.
Dia 7, o desenhista Jonas Meirelles, a escritora Luciana Miranda Penna e o Vídeomaker Diego da Costa sairam de São Paulo ruma a Tupã. A idéia é que eles ficassem na cidade nos dias 8 e 9, visitando e registrando pontos, histórias e pessoas para produzirem o material que poderá ser acompanhado no site e , posteriormente, deverá compor um catálogo do Circuito SESC de Artes 2014.
Acompanharam os artistas o coordenador de programação do SESC Thermas Antonio Carlos Bucater Bitram, e o diretor web Thiago Ferri. “Já estavamos em contato permanente com a cidade e produzimos uma espécie de pauta sobre o que e quem esses artistas poderiam visitar. Eles ficaram livres para produzir, mas a idéia principal é que contem, seja por meio da escrita, desenho ou vídeo, uma história que reflitisse a cidade de Tupã de alguma maneira. Por isso o contado e o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e do Sindicato do Comércio para esse levantamento foi essencial” explicou Antonio Carlos.
O senhor Milton Zamora representante do Sindicato do Comércio se alegrou com a noticia desta participação de município neste Projeto.
“É com alegria que recebi a noticia, que nossa parceria com o SESC trouxe esse fruto para o município, pois assim podemos revelar as maravilhas culturais que Tupã possui e pouca gente conhece.” Comentou Milton.
O prefeito Manoel Gaspar, também se sentiu muito lisonjeado com a participação de nosso município no Projeto Expedições.
“Estar entre as 12 cidades escolhidas para serem retratadas de forma poética e constar no catalogo do Circuito mostra que a arte e a cultura tupãense esta sendo reconhecidas em esferas nacionais” .Disse o prefeito com alegria
O secretario de Cultura Charles dos Passos, ao receber a noticia ficou extremamente feliz com o resultado de uma parceria tão gratificante como esta com o SESC e com o Sindicato do Comércio.
“Dois grandes parceiros que contribuíram para essa divulgação Cultural do nome de Tupã, e elevam grandemente a arte de nosso município, Tupã estar presente neste Projeto é a prova que caminhamos em linha ascendente de fomento a arte e a cultura de nossa Estância, mostrando no Estado a beleza poética de Tupã. Finalizou Charles
Tupã