Secretaria de Educação dá continuidade ao projeto “Literatura e Formação do Leitor”

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 15 de Abril de 2014


Secretaria de Educação dá continuidade ao projeto “Literatura e Formação do Leitor”

No mês de abril;* a Equipe Pedagógica da Secretaria;* composta pelas diretoras de núcleo Educacional Alessandra Loureiro da Silva e Agnes Iara Domingos Moraes e pela Diretora de Departamento Pedagógico;* Professora Luciana Ferreira Leal;* realizou formação com os coordenadores das Escolas Municipais sobre a nova Etapa do projeto.

No âmbito dos estudos e pesquisas;* especialmente na área de Letras e Educação;* a discussão sobre o papel formativo da literatura e sua relação com a aprendizagem das funções do ler e do escrever não são recentes. No entanto;* o que se observa comumente no trabalho com esse tipo de texto é que pouco se explora sua principal característica: a articulação da linguagem como forma de representação da realidade e cujo resultado constitui Arte. Normalmente;* no trabalho escolarizado com a literatura;* o que se observa é o uso dos livros como pretexto para o ensino de normas conduta e regras morais ou mesmo como forma agradável de ensinar outros conteúdos escolares;* pouco relacionados à arte literária.

A literatura;* por constituir um conjunto de códigos discursivos decorrentes da ação dos homens no tempo e no espaço;* transforma o modo como vemos o mundo e como nos situamos nele;* a literatura;* desse modo;* pode formar a humanidade daqueles que se propõem a ler.

Ensinar literatura ou ensinar por meio dela é despertar a curiosidade humana e a ânsia de conhecer e compreender o mundo representado;* que não deixa de ser o mundo que está à nossa volta.

Para o Secretário Municipal de Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite da Silva;* de acordo com o público alvo a que se destina este projeto;* os objetivos que visamos alcançar com seu desenvolvimento são: despertar o gosto pelo texto literário de boa qualidade estética; formar leitores competentes; desenvolver o lado lúdico da leitura; trabalhar com situações problemas que garantam a construção de conhecimento sobre Leitura e escrita; contribuir para a compreensão da criança de que a linguagem;* como atividade discursiva e cognitiva;* é uma forma de representação da realidade; ampliar as possiblidades de interação interlocutiva por meio da linguagem; e contribuir para a compreensão de que a linguagem;* sobretudo a literária;* é um meio de transformação da realidade empírica.

Este projeto terá duração de um ano letivo (ano de 2014) e se divide em três etapas. Para o Pré I: Etapa 1 – “A arca de Noé”; Etapa 2 – “Contos de bichos do mato”; Etapa 3 – “Obax”; Já para o Pré II;* as etapas são: Etapa 1 – “Isto é um poema que cura os peixes”; Etapa 2 – “Ou isto ou aquilo” e Etapa 3 – “O carteiro chegou”. Essas etapas serão desenvolvidas;* cada uma;* em um bimestre letivo;* conforme o calendário escolar 2013;* estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação de Tupã.

Para cada uma das etapas;* foi selecionado um livro de boa qualidade literária;* que servirá de suporte para a organização de situações didáticas referentes ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita (linguagem verbal);* especificamente. A nominação dada a cada uma das três etapas que constitui o projeto corresponde aos títulos dos livros selecionados para ele. Para cada uma das etapas;* será disponibilizado um documento denominado “Procedimentos Metodológicos”;* no qual é apresentada a organização das situações didáticas a serem aplicadas durante o bimestre letivo.

A Secretaria Municipal da Educação acredita nesse projeto que foi muito bem avaliado pelos professores que o executaram no ano de 2013.

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