Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura promoverá Palestra fechando mês da literatura

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 24 de Abril de 2014


Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura promoverá Palestra fechando mês da literatura

Encerrando o mês da literatura e o 4º Festival Literário de Tupã a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Educação e Administração realizará no dia 30 a palestra “A transformação da literatura e do leitor no séc. XXI”, ministrada por Arlete Aparecida Mathias, filha de Dona Sidaliza Silva Mathias quituteira de nossa cidade e de seu Sebastião Mathias ex ferroviário, com a palestra a pesquisadora não tem o objetivo de exaltar os meios tecnológicos e suas possibilidades e muito menos de mencionar sobre a extinção ou substituição da literatura impressa pela eletrônica ou até de discutir com o público sobre sua preferência de leitura por meio de um suporte ou outro. Contudo seu objetivo problemiza sobre a suspeita de renovação no universo literário pela existência de escritores criando suas obras estéticas em espaço virtual.

Arlete Aparecida Mathias graduou-se em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Tem mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Marília (SP), onde estudou A questão do livro: do formato ao digital. É doutorando em letras na UNESP, pesquisadora no campo de mídia digital com interface com literatura, ela especula a restauração da obra de Clarice Lispector para o meio eletrônico, através da estética do escritor contemporâneo da literatura experimental portuguesa Rui Torres.

O secretário de cultura Charles dos Passos comentou que a palestra é resultado da reunião com Arlete que apresentou seu curriculum, e somou ao Prêmio Nacional de Artes 4º Festival de Literatura mais um grande evento que com certeza irá engrandecer ainda mais o sucesso do Festival apresentado.

“Um Grande nome literário que vem somar ao Prêmio e ao Festival esse trabalho maravilhoso através desta Palestra que abordará um tema tão atual”. Comentou o Secretário.

A palestrante delimita o corpus da palestra em uma produção criada em ambiente eletrônico, ou seja, um recorde é no o “Poema hipermídia Amor de Clarice” de Rui Torres, por ser um modelo, que não viabiliza a experiência de ler eletronicamente como as dúvidas da questão suposta poderão ser checadas com a platéia.

Segundo Arlete a parceria neste projeto visa que “após palestra o debate sobre o tema, venha a subsidiar as redes de ensino, Secretarias de Educação e outras instituições com a aplicação de Oficinas, Cursos de aperfeiçoamento com a finalidade de familiarizar seus colaboradores ao diálogo e ferramentas de renovação do universo literário deste novo milênio”. Salienta a pesquisadora.

Alcançando sucesso de participação e de ações, o 4º Festival de Literatura é motivo de elogios para o prefeito Manoel Gaspar junto as Secretarias envolvidas no Prêmio Nacional de Artes de Tupã.

“Mostrando que a união faz a diferença, a parceria entre as Secretarias de Cultura, Administração, Desenvolvimento Econômico, Educação e Turismo fizeram o 4º Festival de Literatura de Tupã alcançar o sucesso que alcançou mostrando que a somatória de esforços fez do evento a grandiosidade que foi, grande parcerias firmadas abrilhantaram o festival e essa palestra vem coroar o mês da literatura trazendo um tema atual e de grande reflexão.” Finalizou o Prefeito.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã