Professores da rede municipal participam de formação sobre neuropsicologia do desenvolvimento

Educação - Quarta-feira, 30 de Abril de 2014


Professores da rede municipal participam de formação sobre neuropsicologia do desenvolvimento

Nesse dia 28 de maio;* segunda-feira;* os professores da Educação Infantil participaram de formação sobre “NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM”;* que foi realizada por Juliana Ribeiro Costa;* psicóloga;* especialista em Neuropsicologia. A formação terá continuidade no dia 05/05/2014.

Os objetivos da formação são auxiliar na formação de profissionais da educação;* visando o conhecimento;* a identificação e a intervenção precoces dos problemas de aprendizagem e orientar adequadamente os encaminhamentos para equipe multiprofissional.

Os conteúdos trabalhados foram organizados em dois módulos. O primeiro tratou das desordens na aprendizagem relacionadas à atividade neurológica e o segundo tratará da intervenção precoce e atendimento multidisciplinar.

No primeiro módulo;* os temas discutidos foram: bases do desenvolvimento neuropsicológico; alterações no desenvolvimento neuropsicológico (e a importância da anamnese); principais transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem e os sinais de riscos (linguagem;* espectro autista;* deficiência intelectual;* TDAH;* dislexia e discalculia); dificuldade escolar e transtornos de aprendizagem (aspectos diferenciais).

Já no segundo módulo;* os temas discutidos serão: sinais de riscos para os transtornos da aprendizagem relacionados às funções cognitivas; sugestões e estratégias precoces para intervenção no contexto escolar; encaminhamento para equipe multidisciplinar (para quem;* quando e como encaminhar).

Para o Secretario da Educação;* Professor Doutor Marcos Leite;* investir na formação dos professores é uma das metas da Secretaria Municipal da Educação e do governo do prefeito Manoel Gaspar: a “neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia;* que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano”;* comentou. O secretário também lembra que esse o curso foi uma reivindicação dos professores na avaliação feita em dezembro de 2014.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã