Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no estado de São Paulo, o Projeto Guri pólo de Tupã promoveu o Encontro de Polos, reunindo alunos de diversos municípios da regional administrativa (Quatá, Arco Íris, Parapuã e Tupã ) em um só espaço.
O encontro contou com a visita no Solar Luis de Souza Leão e museu histórico e pedagógico Índia Vanuire, atividades sócio educacionais, que tiram o aluno do ambiente de estudo para um momento de interação e descontração.
A diretora do Projeto Guri pólo de Tupã, Daniela , observa que esse tipo de encontro de polos proporciona a troca de conhecimento e experiências entre os alunos do Guri, ampliando o universo de referência dos envolvidos e promove a integração entre eles: “Esses encontros não só permite que os alunos descubram a diversidade de suas realidades, como também reforça a principal característica do projeto, que é a inclusão socioeducacional.”
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã mantenedora do Pólo no município através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura promoveu as visitas com o intuito de fomentar a história cultural da cidade e a integração dos pólos em um dia de lazer e aprendizado.
O Projeto Guri tem como missão promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Maiores informações com Dani pelo telefone (14) 3404-3554.
.Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 48 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 pólos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 pólos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
“O Projeto Guri é o maior projeto sociocultural brasileiro, sua missão é promover a educação musical tendo em vista o desenvolvimento e o fomento da cultura musical ”. Finalizou o Secretário de Cultura Charles dos Passos
Tupã