Na noite de 29 de abril a Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado com o apoio da Oficinas Tarsila do Amaral, promoveram a palestra com o Autor, critico e Professor Reynaldo Damásio dentro das ações do IV Festival de Literatura de Tupã.
A atividade foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença das diretoras de Cultura Clarice Ap. da Silva , Iolanda Constantino Soler, alunos das faculdades FACAT e FADAP, professores e Acadêmicos da ATLECA.
O professor Reynaldo com maestria deu uma verdadeira aula de literatura e discutiu o tema “o Mundo em Prosa”, falou sobre o Casarão Literário Casa das Rosas e o curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), que disponibiliza aproximadamente 30 vagas gratuitas para dezesseis aulas e palestras, divididas em oito módulos e ministradas por diferentes autores e estudiosos.
Para participar do curso, não é preciso nenhuma formação específica, exceto vontade de produzir obras em prosa ou poesia.
Para Damazio, o idealizador do projeto, é importante capacitar escritores não somente em relação aos gêneros e técnicas literárias, mas também quanto ao mercado, seus direitos autorais e as leis de incentivo vigentes.
Falou também da importância de se motivar possíveis escritores, passando a paixão pela literatura sem esquematismos ou receitas prontas, provocando-os a entender o que motivou outros escritores a produzirem suas obras.
“Não acredito que alguém nasça escritor, marceneiro, ou pianista. A pessoa até pode ter um talento extraordinário para certa atividade e não criar nada de novo. No caso do talento literário, pode e deve ser aperfeiçoado, desenvolvido ou estimulado.” Comentou o professor.
Segundo a diretora de área Iolanda a Prefeitura através do Festival literário tem por objetivo descobrir novos talentos na área literária e valorizar os escritores e suas obras, promovendo palestras e atividades motivacionais para o despertar do poeta e escritor nos alunos e na população, “A literatura é a base da formação de um escritor, que buscam na leitura base para suas obras, o Concurso Literário nos surpreendeu pela alta qualidade dos trabalhos que chegaram de diversas áreas do Brasil e do exterior, e palestras como a do professor Reynaldo somam à nossa bagagem de aprendizado o engrandecimento de nosso repertório para a arte escrita, nos capacitando a acreditar no escritor que trazemos dentro de nós.” Finalizou a diretora
Tupã