As novas tecnologias e as mediações têm transformado radicalmente o cotidiano das pessoas incluindo nos aspectos culturais. Nesta conjuntura muito se discute sobre o futuro da literatura e dos livros. A Transformação da literatura e do leitor no século XXI foi o tema principal da palestra ministrada pela Conferencista Arlete Aparecida Mathias.
Em relação à apreensão que o livro impresso vai acabar e que a literatura eletrônica vai substituir o impresso;* a idéia parece absurda;* mas no enfoque deste debate relevou-se sobre o processo de expansão da criação literária diante da linguagem dos novos suportes de leitura em circunstâncias à revolução digital e avanços nos meios tecnológicos.
Esta palestra desviou-se de discutir sobre a permanência ou não do livro físico e da literatura em meio impresso;* muito menos por meio dela e discutiu sobre a sua preferência como leitor pelo livro impresso ou não;*
A propósito;* o historiador cultural Robert Darnton (2010) documentou sobre isto;* ao comentar não ter lembrança;* que no percurso histórico da comunicação tenha havido ocorrência de uma mídia substituir a outra;* isto é;* na sua concepção de historiador as mídias coabitam uma com as outras;* se beneficiam; suas linguagens vão se misturando.
”A colocação do historiador Darnton faz sentido;* ao se perceber que da mesma forma que a fotografia e a pintura não desapareceram”.Comentou Arlete
Charles dos Passos Secretário de Cultura comentou que a palestra foi fruto da reunião com Arlete que apresentou seu curriculum;* e veio somar com seus conhecimentos ao Prêmio Nacional de Artes 4º Festival de Literatura engrandecendo o evento proporcionando conhecimentos e reflexões sobre o tema debatido e tão em voga como este que é a evolução da mídia na literatura.
“ O mundo moderno caminha para o esquecimento do papel;* vemos entre os jovens a necessidade do eletrônico;* a leitura permanece;* mais o livro;* o papel estão sendo substituídos pelos ipods e tablets;* a palestra deixa em nós um ponto de reflexão sobre o que esta por vir” Comentou o Secretário.
Resultado da parceria entre as Secretarias de Cultura;* administração;* Turismo;* Desenvolvimento Econômico e Educação;* o Prêmio Nacional de Artes realizado pela Prefeitura;* fechou o mês de abril com o Festival de Literatura o prefeito Manoel Gaspar comentou sobre a importância das ações praticadas neste mês fomentando a cultura literária.
“Foram Palestras;* exposições Contação de histórias e resgate do prazer pela leitura na população;* que mais uma vez se mostrou participativa junto aos eventos culturais de nosso município;* mostrando a sede cultural dos tupãenses;* gostaria de parabenizar as secretarias envolvidas no Prêmio Nacional de Artes;* que a cada ação leva ao cidadão mais progresso e proporciona mais qualidade de vida.” Frisou o Prefeito
Tupã