Educação e tecnologia: parceria fundamental a favor do ensino e aprendizagem

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 12 de Maio de 2014


Educação e tecnologia: parceria fundamental a favor do ensino e aprendizagem

A escola Mário Covas defende e acredita nas aulas de Robótica

O projeto sobre robótica para os alunos dos quartos e quintos anos teve início;* na rede municipal de ensino;* no segundo semestre de 2013.

Os professores tiveram formação inicial e continuada. As aulas de robóticas;* integradas ao currículo;* acontecem no horário de aula e são desenvolvidas pelo próprio professor regente e acompanhadas e orientadas pelo assessor pedagógico Ângelo Jorge.

Para Rosilene Rabaldelli;* diretora e Dulcelene Antiqueira;* coordenadora Pedagógica;* a tecnologia;* no início;* foi um pouco assustadora;* no entanto;* à medida em que foram se apropriando do conhecimento da mesma;* deixaram de lado o receio do novo;* do desconhecido e passaram a usá-la a seu favor. “É preciso inovar sempre para despertar o interesse dos alunos. O que não é fácil;* pois os mesmos têm acesso ao mundo informatizado que faz parte do cotidiano;* por isso a importância de integrar as novas tecnologias ao projeto pedagógico.”

A vice-diretora Rosemeire Munhoz;* disse que o projeto e importante e inovador. “Nós educadores;* resistimos um pouco;* mas somos conscientes de que a educação está em constante processo de construção e inovação;* e nós precisamos acompanhar e nos adaptar a essas mudanças;* pois sabemos que muitas ainda virão.”

A Robótica;* implantada na rede municipal de educação em Tupã;* está ainda em processo de adequação tanto para professores quanto para alunos. Porém;* já vem demonstrando suas vantagens como um recurso a mais na elaboração do planejamento das aulas;* tornando-as mais atrativas e eficazes quando as atividades são bem planejadas;* visto que a lousa e o giz já não são suficientes num mundo globalizado;* onde crianças;* mesmo antes de frequentar a escola;* já têm contato com as tecnologias.

As professoras da escola Mário Covas sempre relatam com entusiasmo o sucesso da aprendizagem dos alunos utilizando a Robótica;* pois a mesma é instigante e facilita a compreensão de alguns conteúdos que precisam ser trabalhados na escola. As formações e o apoio assessor pedagógico;* Ângelo Jorge;* fazem com que os professores adquiram mais confiança ao utilizar esse recurso que já se faz necessário no nosso dia a dia.

Para o secretário da Educação;* Professor Doutor Marcos Leite;* a escola de hoje tem por princípio estimular a exploração;* a investigação e a resolução de problemas;* desenvolvendo o pensamento crítico e a formação de opinião. “Desta forma;* o aluno passa a desenvolver papel de protagonista no aprender;* construindo seu conhecimento;* uma vez que;* ao participar ativamente deste processo;* toda a experimentação vem envolvida de significação e visão do todo;* promovendo;* assim;* a aprendizagem”.

O projeto sobre robótica desenvolve diferentes princípios de ciências;* tecnologia;* matemática e engenharia;* além de fomentar o trabalho em grupo;* a liderança e a resolução de problemas.

O Governo de Tupã e a Secretaria da Educação do Município trabalham para oferecer aos alunos da rede municipal acesso à Educação Integrada;* com modalidades e recursos que enriquecem a formação e o currículo de nossas crianças.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã