O procedimento previne a erosão de propriedades e estradas rurais, bem como, o assoreamento dos rios, causados pelas águas das chuvas
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, está realizando a limpeza de caixas secas existentes no município, que estavam muito assoreadas e portanto deixando de cumprir sua função.
De acordo com informações do secretário, Danilo Aguillar Filho, “a maioria está assoreada e/ou danificada. No momento a maior preocupação era que as caixas fossem limpas o mais rápido possível para que façam a captação das águas pluviais do III Distrito Industrial de forma eficiente, reduzindo a possibilidade de danos ao Programa Melhor Caminho nas Estradas TUP 452, TUP 414 e TUP 416, conhecidas como Estradas do Sabiá I e II” destacou o secretário.
Para a execução dos trabalhos foi alugada uma retroescavadeira Hidráulica, que é indispensável para realizar o afundamento das caixas secas, retirando o material resultante do assoreamento ao longo do tempo.
Para acelerar os serviços, tem sido utilizada pá carregadeira da Prefeitura, que também reduz o custo do aluguel da retroescavadeira.
Embora a meta principal era limpar as caixas secas que recebem a água do III Distrito Industrial para evitar danos a Estrada do Sabiá recém reformada pelo programa “Melhor Caminho”, também será estendido para outros locais cujas caixas apresentam problemas semelhantes de falta de capacidade de contenção de águas pluviais.
Tupã