O festival movimentou culturalmente a cidade de Tupã, agradou ao público adulto e infantil.
O “13º Festival de Teatro de Tupã” chega ao final de sua jornada fortalecido e cheio de ambições para o próximo. Foram 16 espetáculos, sendo 6 deles voltados para o público infantil, mais duas companhias convidadas que não participam da competição, totalizando 18 peças nesses 9 dias de evento. O festival apresentou pelo menos 27 horas de espetáculos que encantaram e emocionaram a plateia. Esta mesma plateia que se emocionou não se importou de sentar no chão ou cadeiras improvisadas nos corredores do teatro para apreciar os espetáculos. “Fico feliz que o teatro esteja cheio. É bom ver que os tupãenses estão se acostumando a participar de eventos assim.” comenta a aluna da Escola Estadual Índia Vanuíre, Anna Valin.
O festival contempla duas categorias: infantil e adulto as quais receberão um prêmio em dinheiro para os três melhores em cada uma delas, além de entrega de troféus para o melhor ator, ator coadjuvante, ator revelação, atriz, atriz coadjuvante, atriz revelação, maquiagem, iluminação, figurino, texto inédito e direção. O troféu “José Alberto de Marchi” será entregue aos ganhadores e também aos apoiadores do festival. “Realmente é emocionante entregar um troféu idealizado e sonhado por nós. Foi um trabalho grandioso realizado pela Prefeitura de Tupã, com aval do prefeito Manoel Gaspar, e o apoio da Câmara Municipal, onde o vereador Luís Carlos Sanches, que se dedicou para que esse festival tivesse esse êxito.” Emociona-se ao falar do evento.
Após o encerramento da cerimônia de entrega dos prêmios sobe ao palco o ator Tim Urbinatti, para encenar o monólogo “Depois de Tudo”. Tim aproveita o sucesso do 13º Festival de Teatro para lançar o livro “Peões em Cena”, cujo tema central é o resgate da experiência teatral feita no sindicato dos metalúrgicos em S. Bernardo do Campo com o grupo de Teatro “Forja”,no qual é fundador.
O Festival de Teatro de Tupã é promovido pela prefeitura do município por meio da secretaria de Cultura com parceria dos grupos de teatro “Ágape”, “Fênix” e “Ágora” e apoio do projeto “Ademar Guerra”, Governo do Estado de São Paulo por meio da secretaria de Cultura, Oficinas Culturais e Associação Abaçaí Cultura e Arte.
Tupã