Escolas Municipais desenvolvem Sequência Didática Copa do mundo 2014

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 04 de Junho de 2014


Escolas Municipais desenvolvem Sequência Didática Copa do mundo 2014 "

As professoras de Educação Infantil da Escola Mário Covas desenvolveram sequência didática intitulada ""O futebol volta pra casa"".

As atividades;* desenvolvidas com a primeira e segunda etapas da Educação Infantil;* já foram iniciadas e durarão 4 semanas. Os eixos curriculares contemplados serão natureza e sociedade;* leitura e sistema de escrita;* matemática e arte.

A sequência se justifica;* pois estamos prestes a vivenciar a segunda Copa do Mundo em nosso país. É nítida a mobilização em torno desse evento e suas implicações econômicas e sócio-culturais.

Diariamente;* as crianças se veem inseridas em um ambiente de informações sobre o evento;* as notícias sobre as obras e os jogos da seleção. As manifestações pró e contra a realização da copa em nosso país tomam uma proporção grandiosa na mídia;* e acreditando que a criança é um ser cultural;* ativo e inserido em uma sociedade que o modifica;* e também é modificada por ele;* construindo e reconstruindo o conhecimento de modo ininterrupto e contínuo;* os professores julgaram de grande importância explorar toda a dimensão educativa do evento;* já que professores;* gestores e equipe da Secretaria da Educação acreditam na educação construtivista e formativa;* pautada em situações reais;* contextualizadas e relevantes para a aprendizagem.

Os objetivos são compreender de maneira lúdica a dinâmica dos jogos de futebol;* reconhecer os símbolos da copa do mundo;* e os símbolos nacionais;* desenvolver o sentimento de patriotismo;* ter contado com elementos da cultura nacional relacionados ao futebol;* conhecer;* valorizar e divulgar as diversas culturas;* participar de situações reais de escrita com textos e construir saberes matemáticos em situações de contexto lúdico.

O desenvolvimento implicará uma série de atividades como;* por exemplo;* roda de conversa;* listas de palavras;* “você sabia que...”;* situações problemas;* exploração e interferência em obra de arte;* leitura compartilhada;* escrita espontânea;* escrita de legenda;* textos informativos;* formas geométricas;* cores;* localização de países e escrita coletiva.

A avaliação será formativa;* se dará diariamente por meio de observação e registro das atividades propostas.

Segundo o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite da Silva;* as sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho organizado que possibilita o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã