A atividade envolvendo números e operações;* desenvolvida nos quintos anos das escolas municipais;* cujo objetivo é analisar;* interpretar e resolver operações do campo multiplicativo foi trabalhada com o robô;* na atividade denominada “Robô segue luz - Roboliche”.
Durante a atividade;* cada grupo programou o robô;* calculando o tempo em segundos;* para chegar aos “pinos” que estavam com os desafios. Assim eles teriam desafio mecatrônicos e matemáticos.
Segundo a professora Ângela Maria Campos;* foi uma aula bem dinâmica e participativa. Durante o desenvolvimento;* os próprios alunos acrescentaram novos procedimentos à atividade. A proposição inicial era a de derrubar apenas um “pino”;* no entanto;* os alunos sugeriram derrubar a quantidade que conseguissem dentro do tempo programado;* pois assim teriam chance de maior número de acertos e;* consequentemente;* mais pontos.
É nítido o interesse que a competição saudável desperta nas crianças. Eles refletiam e procuravam diferentes estratégias de cálculos a fim de alcançar mais pontos;* ressaltou a professora.
Para o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* os alunos adoram aulas assim;* ficam empolgados e alegres. É uma atividade que faz parte da linguagem e do mundo atual e isso os deixa bem próximos e interativos;* tornando a aula prazerosa e produtiva.
Tupã