‘Quinta com Arte’ e ‘Desburocratizar para crescer’;* projetos pioneiros da prefeitura de Tupã são premiados pelo Sebrae
O prefeito Manoel Gaspar recebeu;* ontem;* 10;* o selo de certificação Prefeito Empreendedor;* por dois importantes e pioneiros projetos desenvolvidos em sua administração. O projeto “Desburocratizar para Desenvolver”;* um sistema de desburocratização para a abertura de novas empresas na cidade e o “Projeto Quinta com Arte”;* que busca valorizar o artista e o artesão da cidade.
“Tupã está sendo reconhecido por esse trabalho;* e se torna exemplo para outras cidades”comenta Gaspar. A frente do projeto “Quinta com Arte” o secretário da Cultura Charles dos Passos não esconde a satisfação por estar envolvido em um projeto dinâmico e audacioso como este. “É muito bom fazer parte do ‘Quinta’. Estamos nos dedicando para alcançar cada vez mais o coração do tupãense. E esse prêmio veio consolidar que estamos no caminho certo”disse o secretário.
Para o vereador Luis Carlos Sanches;* que juntamente com os artesãos;* foi o idealizador do projeto comprova a importância do Projeto Quinta com Arte para o desenvolvimento cultural do município.
Os 645 municípios do Estado de São Paulo enviaram seus projetos para concorrerem às premiações;* envolvendo;* na premiação e a certificação;* todo o Estado na disputa do selo “Prefeito Empreendedor”;* porém os projetos desenvolvidos em Tupã conquistaram as premiações;* além da certificação dada o projeto estampará um livro que será impresso pelo SEBRAE e entregue a cada município do Estado.
A cerimônia de premiação foi na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença das secretarias e representantes envolvidos direta ou indiretamente nos segmentos com a elaboração desses projetos. “O prêmio diz respeito ao desenvolvimento da cidade;* é uma análise técnica;* onde o premiado é aquele de fato comprove que aquilo ali está acontecendo”salienta Marcelo Augusto;* gerente do Sebrae.
Os municípios poderiam concorrer em sete categorias. Tupã apresentou dois projetos e foi premiado nos dois. Na categoria desburocratização;* Tupã apresentou o projeto “Desburocratizar para Desenvolver”;* criado por meio do decreto 7164;* de 24 de junho de 2013;* que autoriza a emissão de alvará provisório a todos os empreendedores que buscarem a prefeitura para abrir suas empresas. Essa iniciativa agilizou o tempo de espera do alvará de funcionamento;* antes média 65 dias para em torno de 3 dias a uma semana.
O projeto “Quinta com Arte” inscrito na categoria Novos Projetos foi escolhido por ser um projeto pioneiro que contribui para o aumento de empregos;* renda e descoberta de novos talentos;* já que a feira privilegia o artesão e o produtor local.
Tupã