"
Profissionais da área de saúde assistiram palestra com a enfermeira da UNICAMP
A Secretaria Municipal de Saúde;* em parceria com a Unicamp/ CIPOI (Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológica da Infância);* realizou nesta quarta-feira;* na ETEC “Massuyuki Kawano” o treinamento do teste do pezinho (Triagem Neonatal) com a presença da enfermeira Shirley Nunes dos Santos;* responsável pelo serviço na Unicamp.
O treinamento foi realizado para enfermeiros e auxiliares de enfermagem das unidades de saúde de Tupã e municípios da região e;* constou de atividade teórica e pratica. A capacitação foi realizada na ETEC Prof. Massuyuki Kawano;* que tem sido parceira da Secretaria de Saúde de Tupã.
A triagem neonatal corresponde a testes que são realizados nos primeiros 28 dias de vida do bebê e inclui o teste do olhinho;* teste do pezinho e teste da orelhinha.
O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* disse que o teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objeto de detectar precocemente doenças metabólicas;* genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê;* como por exemplo;* retardo mental. “Com a identificação precoce podem ser tratadas ou curadas sem que a criança apresente seqüelas no transcorrer do seu crescimento e desenvolvimento”.
Também explicou que a maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. O exame é realizado através da análise de amostras de sangue coletadas através do calcanhar do bebê. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança.
Atualmente as doenças detectadas pelo teste do Pezinho são: Fenilcetonúria: Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave. Hipotireoidismo Congênito:- A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento. Hemoglobinopatias:- As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina “S”. Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções. Fibros e Cística:- Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.
Deficiência de Biotinidase:- A carência da biotina pode levar a convulsões;* falta de equilíbrio;* hipotonia;* lesões na pele;* perda de audição;* retardo no desenvolvimento a acidose metabólica.
Já foram coletados até o mês de janeiro à maio 287 exames do pezinho.
"Prefeitura da Estância Turística
Tupã