Rede Municipal de Ensino realiza as Festas Juninas

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 18 de Junho de 2014


Rede Municipal de Ensino realiza as Festas Juninas "

O mês de Junho é caracterizado por danças;* comidas típicas;* bandeirinhas;* além das peculiaridades de cada região. É a festa junina;* que se inicia em clima da Copa do Mundo que está sendo realizada este ano no Brasil;* ""invadindo"" as tradicionais festas que viraram tema dos acessórios e fantasias usados no evento típico do mês.

Pais;* alunos;* equipe gestora e equipe da Secretaria da Educação participaram;* durante toda a semana do dia 07 ao dia 13 de junho;* das festas juninas realizadas em toda a rede municipal de ensino.

Apesar do verde e amarelo terem sido as cores predominantes;* não perdemos a essência da tradicional festa junina;* com apresentações de danças típicas;* fantasias e vestidos caipiras e muita alegria em cada unidade de ensino.

As crianças se divertiram;* dançando e brincando com a pescaria;* toca da bruxa;* jogo das argolas;* boca de palhaço;* bola na lata;* árvore surpresa e etc.;* resgatando a importância do brincar e das brincadeiras juninas.

Nos CMEI’s (Centros Municipais de Educação Infantil);* as festas iniciaram no dia 11 de junho e irão acontecer até 17 de julho;* sendo também trabalhadas com as crianças as danças típicas e as brincadeiras e para os pais uma mini quermesse com quentão sem álcool;* pipoca;* amendoim;* chocolate quente;* bolo de fubá e etc.. Os Centros Municipais se preocupam com a convivência dos pais e crianças;* para resgatar a interação escola;* alunos e comunidade.

Segundo a Profª. Drª. Luciana Leal;* diretora de departamento pedagógico;* “a festa junina;* muito mais que um momento de diversão;* é parte da nossa história;* e;* ao realizá-la;* a escola se empenha na manutenção da memória cultural brasileira;* o que é fundamental para a educação dos nossos alunos;* e também para que o brasileiro acredite no potencial histórico do Brasil e invista mais em seu próprio país”.

Já o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* “a escola é;* por excelência;* um ponto de encontro orientado para a otimização da convivência social. Esses momentos descontraídos contribuem para a desconstrução da imagem de que a escola é só para os alunos e não para a comunidade. Os pais passam a perceber a escola como uma extensão familiar na vida dos seus filhos. Isso gera confiança e também uma melhor parceria entre família e escola;* e muito contribui para o processo de ensino e de aprendizagem”.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã