Cozinha Piloto trabalha com ingredientes de primeira qualidade

Obras e Planejamento - Segunda-feira, 23 de Junho de 2014


Cozinha Piloto trabalha com ingredientes de primeira qualidade

Nutricionistas inovam cardápio e armazenamento

Esteve visitando as instalações da Cozinha Piloto;* mantida pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS);* a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* o secretário de Educação;* Marcos Leite;* e as conselheiras de Alimentação. Na oportunidade;* houve uma degustação de duas novidades no cardápio elaborado pelas nutricionistas Patrícia Simões e Marilisa Modelli Corrêa.

As novidades são a mini-feijoada com feijão preto;* carne em cubos;* batata e couve manteiga e o nhoque de soja com molho de mini almôndegas. As nutricionistas também informaram que;* anteriormente;* as carnes adquiridas eram embaladas a vácuo. Hoje;* as carnes adquiridas são pelo sistema IQF (são congeladas antes de serem embaladas). De acordo com elas;* o sistema IQF permite maior segurança alimentar e;* desde abril a carne é congelada por esse sistema.

Patrícia e Marilisa adiantaram sobre o novo produto que será utilizado para armazenar as merendas escolares durante seu deslocamento da Cozinha Piloto até as unidades escolares. Hoje a merenda escolar é armazenada e transportada por latões térmicos de alumínio e;* em breve;* ainda em experimentação;* será pelos Hot-Box;* que são caixas térmicas com revestimento interno em aço inox;* garantindo a temperatura e o sabor dos alimentos.

Na oportunidade;* Patrícia explicou que há um mito em relação à merenda das escolas públicas do município;* pois alguns acreditam que são servidos carne de soja no lugar de carnes bovina. “Estou mostrando que isso é um engano;* visto que as carnes procedem de empresas que primam pela qualidade;* armazenamento e transporte. Os nossos fornecedores são conhecidos e competentes”. As carnes adquiridas para a Merenda Escolar são carnes da marca Friboi. Durante a visita;* Patrícia valorizou o trabalho das cozinheiras e de todos os funcionários que trabalham na Cozinha Piloto e;* que se empenham e muito para garantir a merenda nas escolas da rede municipal e estadual. “O trabalho deles é excelente”;* afirmou.

A merenda escolar é distribuída para as escolas municipais;* incluindo o Projeto Escola de Segundo Turno-Crescer Juntos;* e as estaduais;* incluindo as escolas de período integral. São distribuídas por dia;* aproximadamente;* 11 mil merendas escolares e fabricados;* aproximadamente;* 6 mil pães. Também a Cozinha Piloto faz torta;* bolos e cachorro-quente para eventos realizados nas escolas em datas comemorativas. O cardápio do Projeto Escola de Segundo Turno;* assim como das merendas escolares;* é rico em nutrientes;* variado semanalmente e preparado com alimentos de ótima qualidade e sabor.

Patrícia acrescentou também que as merendas escolares do período da manhã são preparadas a partir das 04h30 da manhã para serem servidas entre 9h e 9h30; as do período da tarde são realizadas a partir das 10 horas da manhã e servidas entre as 15 e 15h30 e as do período noturno são preparadas a partir das 15h horas e servidas aos alunos entre as 20h30 e 21h30.ais a temperatura e o sabor dos tssres ssiro de sangue da carne quase que desaparece. “Algumas pessoas pensam que as merendas da tarde e noite são sobras do período da manhã. Então;* vocês estão vendo que as merendas escolares são preparadas e servidas cada uma em um horário”;* esclareceu Patrícia.

Conselho

Durante a visita a Cozinha Piloto;* as conselheiras Andréia Ferreira Souza e Rosana Lovato puderam conhecer todas as instalações da unidade;* por exemplo;* onde são preparadas as merendas;* os ambientes onde são preparadas as carnes;* os legumes;* verduras e frutas;* os pães;* tortas e bolos;* onde são armazenados os produtos alimentícios como as câmaras frias e o depósito de gêneros secos.

A conselheira Andréia Ferreira Souza ficou surpresa com o trabalho da Cozinha Piloto. “Achei muito interessante o sistema de congelamento das carnes adotadas pela Cozinha Piloto que deixa a carne sem o gosto de sangue. Outra coisa que achei interessante foi a explicação sobre as carnes que eles trabalham;* que não é soja;* é carne mesmo”. Já a conselheira Rosona Lovato observou a ótima qualidade dos alimentos adquiridos pela Cozinha Piloto. “A comida é excelente. As creches também recebem uma alimentação adequada como podemos ver. Também os alunos recebem um cardápio rico em nutrientes e frutas da época”.

Durante a visita;* as conselheiras conheceram todos os procedimentos para garantir a máxima higienização dos ambientes da Cozinha Piloto e a ótima qualidade dos alimentos. Todo o lixo orgânico produzido durante a limpeza e preparação dos alimentos é armazenado em uma câmara fria para evitar o aparecimento de moscas e outros animais.

Creches

Para as sete creches municipais;* as nutricionistas elaboram o cardápio da semana e encaminham todos os produtos alimentícios para as creches;* onde os alimentos são preparados por cozinheiras capacitadas. Os alimentos são preparados nas creches que contam com cozinhas modernas e as refeições são feitas com ingredientes especiais. As crianças que ficam nas creches das 07hs às 19h;* recebem seis refeições diárias.

Patrícia também destacou que algumas crianças recebem alimentação especial. “Nós temos nas creches algumas crianças que;* por exemplo;* tem alergia à lactose. Então;* elas recebem leite de soja”.

PNAE

Os recursos para a aquisição da alimentação escolar provêm do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Patrícia informou que 30% dos recursos recebidos para a aquisição de alimentos são empregados na compra direta de produtos da agricultura familiar. “Os produtos contidos na merenda escolar como legumes;* verduras;* frutas e mel são adquiridos dos produtores rurais tupãenses que assumem o compromisso de entregar estes produtos regularmente”. Patrícia destacou que os produtores entregam os produtos na Cozinha Piloto. “Nós sabemos sobre a procedência dos produtos e isso garante a qualidade da alimentação dos alunos”.

O dinheiro é transferido em 10 parcelas mensais;* para atender 200 dias letivos no ano. A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse que a Cozinha Piloto prima pela qualidade das merendas escolares. “Nós sabemos que os funcionários da Cozinha Piloto são competentes e fazem um trabalho muito bonito para os alunos tupãenses. Hoje nós viemos aqui com as conselheiras e elas puderam observar que trabalhamos com produtos de primeira qualidade;* seguindo também todos os requisitos estabelecidos pelos órgãos competentes”.

Já o secretário de Educação;* Marcos Leite;* complementa que a alimentação escolar é necessária para garantir a qualidade do ensino. “A merenda escolar é um ação muito importante;* para que o aluno se alimente bem durante o período escolar e faça suas atividades regulares. Nós viemos visitar a Cozinha Piloto e podemos conhecer todo o cuidado com a alimentação dos alunos. Temos de parabenizar toda a equipe da Cozinha Piloto”;* conclui.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã