Audiência pública nesta quarta feira debate cursos e o Instituto Federal em Tupã

Educação - Segunda-feira, 23 de Junho de 2014


Audiência pública nesta quarta feira debate cursos e o Instituto Federal em Tupã

Prefeitos e lideranças da região estarão no CEI para apresentar propostas de implantação dos cursos regionais. Arlindo Chinaglia estará presente

Um sonho cada vez mais próximo de tornar-se realidade será debatido em Tupã nesta quarta feira com a presença de lideranças políticas e educacionais de toda região. À partir das 9h e 30 min;* no auditório do Centro de Educação Integrada;* CEI;* na Avenida dos Universitários;* 145;* começam a ser definidos os rumos da implantação do Instituto Federal de Educação;* com a realização de uma audiência pública;* destinada a debater quais cursos devem ser sugeridos ao MEC para serem implantados;* com foco no atendimento da demanda regional por formação profissional. Também haverá a apresentação do projeto do novo instituto;* que deverá ser implantado em Tupã ainda neste ano;* com o início dos cursos em janeiro de 2015.

Alem dos prefeitos;* vereadores e secretários;* estão sendo convidados representantes de entidades;* empresários;* estudantes e todos da população que queiram acompanhar a audiência. “Será um evento aberto para que todos participem;* apresentem propostas e ajudem na definição dos futuros cursos que teremos em Tupã. Quanto mais lideranças e representantes da sociedade vierem;* maior será a oportunidade de encontrarmos os cursos que realmente atendam a demanda e a necessidade de toda uma região”;* disse o prefeito Manoel Gaspar;* otimista com a implantação o quanto antes da unidade de Tupã do Instituto Federal.

Gaspar disse que o deputado federal Arlindo Chinaglia;* do PT;* estará em Tupã para ouvir as propostas e fortalecer politicamente a apresentação destas sugestões ao MEC;* como forma de trazer para Tupã os cursos mais importantes. “ O Arlindo foi o responsável direto por esta conquista que estará beneficiando Tupã e muitas cidades de nossa região. Alem de debater os cursos;* conheceremos também o projeto de implantação do Instituto Federal e sua importância para as regiões onde foi implantando”;* enfatizou o prefeito.

Para agilizar este processo de implantação do Instituto;* o prefeito indicou ao MEC o atual prédio que abriga a Secretaria de Educação e vários projetos educacionais;* que está plenamente em atividades;* salas e estruturas conservadas e aptas a recebe uma instituição do porte do Instituto Federal. Para tanto;* esteve em Tupã o diretor geral da área de infraestrutura e expansão do Instituto Federal de Educação;* Silmário B. Santos;* que foi recebido no Centro de Educação Integrada (CEI).

Durante a visita;* Silmário Santos conheceu todos os blocos do CEI;* inclusive o complexo aquático e o ginásio poliesportivo. Na oportunidade;* avaliou as instalações do CEI e disse que se toda cidade tivesse um prédio igual ao do CEI seria ótimo. Também confirmou seu parecer técnico favorável para a instalação do Instituto Federal de Educação. “No âmbito técnico esta superado;* precisamos agora trabalhar no âmbito político”.

O diretor explicou que o Instituto funcionará como unidade avançada;* com a realização de cursos técnicos para 400 alunos e posteriormente como campus com capacidade para atender 1200 alunos. Para isso;* seria necessário abrir concurso para o corpo docente e os funcionários administrativos. Sobre cursos que serão instalados em Tupã;* Santos disse que haverá um estudo técnico apontando quais as demandas de Tupã e região;* mas que o pedido do prefeito de Tupã e dos prefeitos da região;* sugerindo e solicitando cursos será considerado fundamental durante este processo de definição.

Ainda sobre a oferta de cursos para o Instituto Federal de Educação;* Silmário disse que o objetivo é fortalecer a oferta de cursos que outras instituições presentes na cidade não oferecem ou existe grande demanda. “Temos aqui em Tupã a UNESP;* o Paula Souza;* e outras instituições de ensino que atendem uma demanda. Agora precisamos fazer um estudo para apontar a necessidade de novos cursos que ainda não existem em Tupã e Região e que tem necessidade de cria-los e também ampliar a oferta de cursos que suprem demandas já existentes”.

Durante a visita o diretor explicou que os cursos a serem oferecidos pela futura escola federal serão definidos também através destas audiências públicas;* priorizando a demanda e as necessidades regionais. “As forças atuantes da cidade são consultadas;* dados estatísticos são confrontados para se definir quais os cursos que vão atender ajudar realmente o desenvolvimento da região”. O representante do MEC encerrou sua visita dizendo que “sem mistério;* no âmbito técnico a avaliação é positiva. O prédio atende a necessidade;* inclusive para o status de Campus (efetivo). Então;* com certeza a gente vai emitir para o MEC um parecer positivo;* aliás;* muito positivo;* com bastante elogios a estrutura para que as tratativas políticas já sejam melhor embasadas”.

Atualmente existe 32 campus do Instituto Federal de Educação no Estado de São Paulo e 6 em fase de implantação. O Instituto oferece cursos tecnológicos;* bacharelado;* licenciatura;* pós-graduação e ensino a distância.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã