A formação teórica e prática do professor são de extrema importância, pois contribui para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais que irão gerar transformações no ensino. Sendo assim, esta formação continuada em matemática se ocupará de explanar sobre a relação existente entre a formação e a prática do professor.
A Secretaria da Educação, por meio do Governo de Tupã, oferece curso gratuito de Pós-graduação em Alfabetização para 120 professores da rede Municipal. O curso tem duração de um ano e meio e carga horária de 600 horas. Dos dias 01 a 04/07/2014, os professores participarão do curso “Orientação Técnica sobre o Ensino da Matemática”, que acontecerá no Anfiteatro da Secretaria da Educação (SEDUC), localizada à Avenida do Universitário nº 145 – Jardim Ipiranga.
A equipe pedagógica da Secretaria da Educação acredita que é fundamental que a educação da Matemática seja trabalhada de forma articulada com os conhecimentos prévios, a realidade e as necessidades dos alunos; aliada a uma práxis docente competente, que esteja embasada em um constante movimento de ação-reflexão. A educação é um processo de formação integral, que envolve cognição, sentimentos, impregnados por uma cultura. Estas dimensões re-significadas em ambientes de aprendizagem significativos realizados em meio ao jogo, ao lúdico, propiciam uma aprendizagem prazerosa. É muito importante que os professores tenham consciência de seu papel e procurem desenvolver competências para atuar como mediadores eficazes.
O curso será ministrado pela professora Silvana Lima, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Segundo a Profª. Drª. Luciana Leal, diretora de departamento pedagógico, “ a formadora Silvana pretende discutir pesquisas recentes e tematizar atividades do material do EMAI (Ensino de Matemática nos anos iniciais) que contemplem os seguintes temas: Situações Problema, Estratégias Pessoais, Contagem, Números Naturais, Sistema de Numeração Decimal, Resolução de Problemas e Cálculo Mental.”
Já o Secretário da Educação, Prof. Dr. Marcos Leite, considera que é “com grande satisfação, que notamos um movimento importante de nossos professores em busca de aperfeiçoamento. O desafio é atingir o maior número de professores no menor espaço de tempo. Percebemos também que não é verdade que nossas crianças odeiam matemática, conforme prova a participação voluntária de mais ou menos 150 mil jovens e crianças nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática todos os anos, portanto, faz-se necessário a formação continuada para melhorar ainda mais a atuação em sala de aula”.
Silvana Ferreira de Lima
Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP (2014). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2005). Integra atualmente a Equipe Curricular do Centro do Ensino Fundamental Anos Iniciais – CEFAI (2011), atuando com a Formação de Formadores (Professores, Professores Coordenadores e Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico); Normatização, Análise e Elaboração de Materiais Pedagógicos; e acompanhamento das escolas da Rede Estadual Paulista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ciclo de Alfabetização 2º e 3º ano, na Recuperação Paralela e Continua dos alunos com dificuldade na Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática e na pesquisa dos seguintes temas: Educação, Educação Matemática, Didática da Matemática, Políticas Educacionais, Reforço Escolar, Recuperação Paralela e Contínua, Progressão Continuada e Avaliação.
Tupã